Bordados de Óbidos virados para o futuro

Associação Bordar Óbidos

806

“Desenvolvimento comunitário é isto mesmo: é pegar na identidade, na tradição, procurar olhar para aquilo que nós temos de melhor, que é o nosso capital intelectual, seja das gerações mais passadas, ou das mais jovens, e transpô-lo, traduzindo riqueza para o concelho e, sobretudo, apostando no talento das pessoas.” Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Óbidos resumiu o evento “Linhas Cruzadas”, que decorreu no passado dia 25 de outubro, na Porta da Vila, em Óbidos. Uma iniciativa que pretendeu dar uma nova roupagem aos tradicionais bordados de Óbidos, que, nesta noite, tiveram novas aplicações e abordagens.

Humberto Marques, na abertura desta ação, agradeceu à Associação Bordar Óbidos e ao Espaço Ó, organizadores do «Linhas Cruzadas», “pela dedicação, capital de resistência que têm tido ao longo dos últimos anos para manter esta tradição”. O autarca sublinhou a nova abordagem dada a um dos artesanatos locais: “Conseguir olhar para o passado, potenciá-lo no presente e transpô-lo para o futuro”. “É disso que Óbidos precisa”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos não escondeu o orgulho pela iniciativa e espera que, daqui a um ano, “a Associação Bordar Óbidos e o Espaço Ó continuem a trabalhar e que possamos estar na inauguração de uma nova loja” dedicada a este artesanato de Óbidos.

Recorde-se que o evento Linhas Cruzadas pretendeu mostrar o que se consegue criar quando se junta o saber-fazer à atualidade do design, naquela que é uma celebração da tradição, arte, criatividade e transformação, através de apresentações de produtos, desfile de moda, exposições de arte e concertos.

Esta ideia nasceu para dar modernidade e contemporaneidade aos produtos desenvolvidos pela Associação Bordar Óbidos, atribuindo-lhes uma nova imagem e utilidade. Este evento centrou-se, assim, como ponto de partida para novas sinergias e desenvolvimento de novos produtos, uns mais artísticos, outros mais artesanais, explorando a potencialidade da tradição, conferindo-lhes atualidade, qualidade e valor comercial.

Criado nos anos 50 do século passado, o bordado de Óbidos é inspirado nos motivos do teto da nave central da Igreja de Santa Maria e, para ser certificado, tem de conter tons de azul, rosa, salmão, verde, amarelo e castanho.

Galeria de fotos:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.869670319718340.1073741844.217139258304786&type=1

Press Release (Pdf)

Humberto Marques – Linhas Cruzadas (Mp3)