Dia Zoom na Escola Nova Josefa

ZOOM Talentos

774

No passado dia 5 de Novembro a ZOOM Talentos esteve a dar formação na Escola E.B. 2, 3/S Josefa de Óbidos. Foi um dia diferente para os 23 jovens, que saíram desta formação a conhecerem-se melhor, a si mesmos e aos outros, mais unidos como turma e com uma visão mais clara do que querem para o seu futuro.

As formações ZOOM têm como objetivo ajudar os alunos a tornarem-se mais conscientes de si, do papel que têm nos grupos onde se inserem e a tornarem-se condutores da sua própria vida.

“Foi um dos melhores dias de Escola que já tive. Mudou a minha forma de pensar daqui para a frente e aprendi que tenho que acreditar mais em mim e ajudar mais os outros”, disse um dos alunos que esteve na formação.

As formações ZOOM são baseadas em conteúdos e exercícios de diversas áreas dos desenvolvimento pessoal e social, que ajudam os jovens a tornarem-se mais conscientes do seu próprio poder pessoal e da sua vocação, mais participativos e focados nos seus objetivos.

“O objetivo das formações ZOOM é ajudar os alunos a tornarem-se mais conscientes de si, do papel que têm nos grupos onde se inserem e no que querem para o futuro”, disse uma das formadoras dos ZOOM Leiria. “Os resultados são surpreendentes: o aluno torna-se mais pró-ativo, participativo, consciente da sua vocação e a turma fica muito unida. A grande inovação está no formato da formação, que é muito dinâmica, recorrendo a jogos, desafios de grupo e reflexões individuais e à profunda análise de necessidades que é feita à turma, por forma a que a equipa de formadores saiba que áreas é que tem que trabalhar”.

No final da formação, o professor deu os parabéns à equipa e disse que o que o mais “surpreendeu foi a adesão que os alunos tiveram e a maneira como se entregaram e partilharam uns com os outros, algo que era impensável. Houve muita descontração, muita compreensão e foi tudo muito positivo para todos eles”.

O dia ZOOM aconteceu em sete pontos do País. Além de contar com a equipa ZOOM Leiria, na Escola Secundária Josefa de Óbidos, contou com os ZOOM Porto, na Escola Secundária de Idães, ZOOM Cascais, na Escola Secundária de Carcavelos, ZOOM Lisboa, na Escola Artística António Arroio e na Escola Seomara da Costa Primo, ZOOM Setúbal, no Colégio Guadalupe, e ZOOM Faro, na Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres.

“Este ano letivo está prevista a capacitação de mais de 150 jovens pelos ZOOM para que o distrito do Leiria se torne mais pró-ativo e feliz”, disse uma das formadoras dos ZOOM Leiria.