Da antiga escola básica, agora desativada, nasce o Polo Cultural da Amoreira, nesta aldeia histórica, do concelho de Óbidos, com o objetivo de proporcionar à comunidade local e às zonas circundantes um acesso a acontecimentos e dinâmicas das mais diversas áreas da cultura. Uma mudança profunda na sua atitude social.
Neste espaço irão decorrer diversos eventos que constituirão um estímulo à presença de visitantes de origens mais distantes para partilharem também os valores e belezas naturais desta zona de Portugal. Um conceito que a Freguesia adota para o tempo que agora se abre: “Amoreira Terra Viva – Da Tradição ao Tempo Novo”.
Já no mês de dezembro decorrerá a Feira do Livro da Amoreira, entre outras iniciativas relacionadas com esse acontecimento, como palestras, exposições, música ao vivo e outras ações integradas no programa das festas de Natal e Ano Novo.
O programa global das Festas incluirá o tradicional Presépio, com figuras de tamanho natural, iluminações alargadas, uma nova Árvore de Natal de grande dimensão para sugestões e outras dinâmicas, três domingos com “Caça ao Tesouro”, uma Ceia da Fraternidade, Café da Avó junto do Polo Cultural e, à noite, uma grande fogueira comunitária e um Madeiro de Natal.
Programa para o final do ano corrente, e para 2015, que inclui:
– Exposições – Pintura e artes diversas, com o trabalho de artistas locais e exteriores.
– Feiras – Livros, Artesanato e Gastronomia locais.
– Palestras – Artes diversas, da Pintura à Fotografia. Temas Sociais.
– Seminários e Formações – Temas culturais.
– Música – Da erudita à popular.
– Eventos e Dinamizações diversos – Dirigidos a grupos naturais e de interesses específicos de e para todos os segmentos etários nas suas necessidades objetivas.
– Cartaz