Uma comitiva da Câmara Municipal de Óbidos deslocou-se, dias 10 e 11 de fevereiro, a Mons, Bélgica, uma das capitais europeias da cultura 2015, no âmbito da rede Creative SpIN, do programa europeu URBACT III, da qual Óbidos é parceiro.
Uma visita à cidade, na zona francófona da Bélgica, que sofreu, nos últimos 10 anos uma grande transformação e que tem apostado, tal como Óbidos, na Criatividade e Cultura como modelo de desenvolvimento.
A visita foi composta por diversas palestras e deslocações a locais emblemáticos da cidade, relacionados não só com a capital europeia da cultura, mas também com as tecnologias da comunicação e informação.
A comitiva, entre outros, é composta por Celeste Afonso, vereadora da Educação e Cultura, e por Miguel Silvestre, diretor do Parque Tecnológico de Óbidos, para quem este tipo de partilha de informação e experiências é bastante importante para a estratégia de desenvolvimento do concelho de Óbidos.
Aliás, o caso de Óbidos é bastante conhecido pelos parceiros europeus, nomeadamente alguns projetos relacionados com a criatividade e os quais estão, neste momento, a ser implementados no território. Segundo Celeste Afonso, “quando a cultura, a criatividade e a tecnologia se encontram com o Lugar, é uma nova conceção do mundo que emerge”.
Uma das apresentações foi o Digital Valey, um cluster para empresas de base tecnológica e digital, em Mons; a Culturalia, um evento que junta cultura e tecnologias de informação e comunicação; visita ainda à incubadora e aceleradora de empresas, como o Tecno Cité. “Estes são apenas alguns dos exemplos europeus que estão claramente alinhados com a estratégia de Óbidos”, afirmou Miguel Silvestre.
Recorde-se que a rede URBACT III Creative Spin tem como principal objetivo aplicar o conceito de criatividade nas indústrias tradicionais e junta 9 cidades de toda a Europa.