“Ventos de Poupança”: Escolas de Óbidos na segunda fase

OesteSustentável

608

O júri do Concurso reuniu-se no passado dia 11 de Fevereiro na sede da OesteSustentável para avaliar os resultados finais da primeira fase. Com base nos três critérios previamente definidos, nomeadamente votos da comunidade, questionários preenchidos e a qualidade dos mini-planos de sensibilização, foram selecionadas as 30 escolas que se apuram para a 2ª fase do concurso, entre elas 18 das 20 escolas inscritas na área de inatervenção da OesteSustentável, oito das 16 participantes da Enerdura e quatro das seis participantes da Agência de Energia do Seixal. Estas receberão como prémio um sistema de monitorização de energia elétrica e uma estação meteorológica com anemómetro.

Na próxima fase, as escolas apuradas deverão realizar o levantamento das necessidades de energia elétricas da escola e elaborar relatório que inclua o diagnóstico e plano de ação; As eco-equipas terão ainda que efetuar a avaliação do potencial eólico da escola e dimensionar um parque de microturbinas eólico.

A 2.ª fase do Concurso decorrerá até 11 de Maio de 2015 e culminará com a atribuição do prémio final às 10 melhores escolas: uma micro-turbina eólica.

O projeto “Ventos de Poupança”, é coordenado pela OESTESUSTENTÁVEL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, e desenvolve-se no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC 2013-2014), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Tem como parceiros a ENERDURA – Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e a AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal.

Lista de Escolas que passaram à 2º Fase

18 Escolas da área de intervenção da OesteSustentável:

Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, a Escola E.B. 1,2 Ciclo – Complexo Escolar do Alvito, o Agrupamento de Escolas de Peniche, o Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha, o Externato de Penafirme, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, a Escola E.B. 2,3/S. Josefa de Óbidos, o Colégio Rainha D. Leonor, a Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, a Escola Técnica Empresarial do Oeste, a Escola E.B. 1,2 Ciclo – Complexo Escolar do Furadouro, a Escola E.B. 1,2 ciclo – Complexo Escolar dos Arcos, a Escola Básica 2,3 de Maxial, a Escola Básica Alfredo da Silva, a Escola Básica Integrada c/ JI D. Carlos I, a Escola Secundária Padre Alberto Neto, o Colégio dos Plátanos, e a Escola Básica 2,3 Professor Agostinho da Silva.

8 Escolas da área de intervenção da ENERDURA:

Colégio de Cidade Roda, a Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel, o Colégio Conciliar de Maria Imaculada, a Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, o Colégio de São Miguel, o Colégio Senhor dos Milagres, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, e a Escola Básica e Secundária de Ourém.

4 Escolas da área de intervenção da AMESEIXAL:

Escola Básica de Vale de Milhaços, a Escola Secundária Dr. José Afonso, a Escola Básica da Cruz de Pau e a Escola Básica Nun’Álvares.