Peça de arte em grés homenageia Eduardo Malta

Museu Municipal de Óbidos

947

No Museu Municipal de Óbidos destaca-se uma peça de arte produzida pela artista Graça Pereira Coutinho, integrada num cenário harmonioso na sala Malta, homenageando o artista Eduardo Malta que viveu no Solar, hoje transformado em Museu.

Esta peça de arte contemporânea constitui uma das 30 obras da exposição PROMETHEUS FECIT: terra, água, mão e fogo, resultantes dos trabalhos realizados por 15 artistas portugueses e brasileiros, no decorrer de residências artísticas na Fábrica de Cerâmica de São Bernardo (Alcobaça). Exposição que esteve patente no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, de Outubro a Dezembro de 2014.

Marcada por um enorme sentimento de intemporalidade e transversalidade, nos materiais, nos artistas, nos objetos, nos temas, é uma exposição versátil que nos leva a “(re)olhar a cerâmica como um material nobre, sensível que dá cor e forma ao mundo”, adaptando-se de uma forma perfeita ao passado, ao presente e ao futuro artístico.

Neste caso, Eduardo Malta, artista enigmático, místico, controverso, internacionalmente (re)conhecido pela produção de retratos de personalidades da alta sociedade do século XX, dialoga através do modernismo da sua produção artística com a contemporaneidade de Graça Pereira Coutinho, numa relação cúmplice, inesperada, criativa, e que abrange formas tão distintas de fazer arte como a pintura, a escrita e a cerâmica.

Com a integração desta peça de arte contemporânea no solar da Praça ou Solar Malta, pretende-se que toda a representação desenhada pelo pintor e retratista Eduardo Malta desenhe um novo percurso no Museu Municipal.

Inaugurada no dia 20 de fevereiro, irá estar patente até dia 5 de abril no Museu Municipal de Óbidos e na Galeria novaOgiva.

Peça em exposição:
Miami – 2014
Graça Pereira Coutinho
Grés vidrado
100 cm x 50 cm