Evolute integra Parque Tecnológico de Óbidos

Parque Tecnológico de Óbidos

608

A Evolute – Consultoria Informática integrou recentemente o Parque Tecnológico de Óbidos. De acordo com os responsáveis, a empresa define-se pela sua razão social: evoluir de modo permanente, em consentâneo com as tendências tecnológicas, a inovação e, naturalmente, a sua aplicabilidade e impacto na vida real e no bem-estar das pessoas, sejam utilizadores ou destinatários da tecnologia. Este potencial que consagra projetos e produtos que se alinham com o conhecimento tácito da empresa, em torno das tecnologias de informação para a saúde, com destaque a diabetes e a saúde e, também, o desporto como agente de promoção de bem estar.

Constituída no ano de 2003, a empresa concluiu recentemente a mudança de sua sede, de Odivelas, para o Parque Tecnológico de Óbidos. Segundo os responsáveis, a escolha da Região Centro assenta na dinâmica com a qual os agentes públicos se mobilizam em torno da promoção de práticas realmente inovadoras relacionadas com a atração de recursos humanos qualificados e, especialmente, a vocação do território em estabelecer parcerias e colaboração em rede.

A Evolute – www.evolute.pt – pretende estabelecer no Parque Tecnológico de Óbidos o seu Centro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, dando continuidade a alguns projetos de natureza científica, em ligação a centros e unidades de investigação de universidades reconhecidas. Exemplo é o mais recente projeto “Body Composition and Energy Balance With E-Mobile Tool”. Em parceria com o Laboratório Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa. O projeto visa desenvolver uma aplicação que personaliza um programa de controle de peso que se ajusta à necessidade individual do utilizador e se adapta consoante a sua evolução. O software será desenhado em consonância com os resultados da investigação deste laboratório na FMH: terá como inputs e simulará, entre outros parâmetros, o consumo energético, a atividade geral da pessoa e o comportamento sedentário. Através de algoritmos pretidivos, a ferramenta irá propor programas específicos de treino ou sugestões de atividade física, visando melhorar a composição corporal do indivíduo e, consequentemente, a sua saúde global. O conceito de implementação da aplicação é baseado em conetividade em tempo real, no qual os dados são adquiridos, armazenados e automaticamente tratados, permitindo a sua permanente monitorização, e ainda, se for o caso, a pronta intervenção de um prestador de saúde.