Semana da Juventude de Óbidos, Caldas e Bombarral quer passar a Semana da Juventude do Oeste

18 de Abril

730

Decorre até ao próximo dia 18 de Abril a Semana da Juventude 2015 (SJ 2015), pela primeira vez promovida em conjunto pelos Municípios de Óbidos, Caldas da Rainha e Bombarral.

A iniciativa supramunicipal tem sido amplamente elogiada e já há várias vozes a preconizar uma “Semana da Juventude a doze”, que envolva todos os concelhos do Oeste.

A cerimónia oficial de abertura realizou-se esta manhã, dia 13 de abril, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos, nas Caldas da Rainha, e contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, além de várias entidades e centenas de alunos dos três concelhos.

Satisfeito pela promoção conjunta deste evento, Emídio Guerreiro disse que, “por regra, os municípios fazem coisas dentro das suas fronteiras. Parece que temos muros a separar as localidades, pelo que é com muito agrado que aqui estou hoje para ver os muros a serem derrubados. Nos tempos que vivemos não faz sentido que existam estes muros virtuais que separam as pessoas e as oportunidades dos jovens”, afirmou.

As centenas de jovens presentes são, para o Presidente do Município de Óbidos, Humberto Marques, um sinal claro de que “temos razões para gizar políticas, não numa lógica de curto prazo, mas de longo prazo, porque vale a pena, e temos razões para estarmos confiantes no nosso futuro. A atitude mais errada que um autarca pode ter nesta altura é fazer políticas e deixar o seu maior ativo – os jovens – fora da equação e da discussão”.

O vice-Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e também vereador da Juventude, Hugo Oliveira, adjetiva de “especial” esta edição da SJ: “demonstra que estes municípios estão empenhados na criação de sinergias e com uma visão estratégica de futuro da nossa Região”. O autarca frisou ainda o papel dos vários parceiros para a concretização da iniciativa: “a SJ só é possível porque há muitos parceiros. Associações juvenis, estudantis, grupos informais e as escolas a colaborar”, disse. “Só assim é possível perceber e ir ao encontro daquilo que os jovens querem”.

O Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, acredita igualmente que o futuro e o desenvolvimento do Oeste tem bons fundamentos na Juventude da Região, onde vê “massa crítica suficiente para garantir que temos desenvolvimento. Há inúmeros jovens do Bombarral, mas não só, que estão seriamente empenhados em atividades empreendedoras, nas atividades relacionadas com a política, e com provas dadas em várias áreas”, acrescentou o autarca, que também espera que a Semana da Juventude passe a ser promovida por todos os concelhos do Oeste.

Terminada a sessão oficial de abertura da Semana da Juventude, seguiu-se o primeiro painel das Jornadas.  “Juventude @Risco” foi o mote e abordou questões como o tabagismo e as drogas. Zé Pedro, guitarrista dos Xutos e Pontapés e o médico José Fernando Pereira foram os oradores principais.

Ao longo da semana são muitas as atividades previstas, conjugando momentos de lazer e fruição artística e cultural, com debates e reflexões sobre responsabilização, problemáticas sociais, optimização do trabalho associativo e escolar, assim como ações informativas sobre programas europeus de relevância, como o Erasmus.

A SJ 2015 termina a 18 de abril, em Óbidos, com um concerto do grupo Los Waves e atuação de um DJ, na Cerca do Castelo, pelas 21 horas.