“Conversas de Abril” na Nova Josefa

Escolas D' Óbidos

973

A Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos acolheu, no passado dia 24 de abril, uma conferência sobre a revolução de abril. Perante uma plateia cheia, foram partilhados alguns dos momentos que antecederam o 25 de abril de 1974. Histórias de vida que fizeram história, passando o testemunho de quem lutou pela liberdade.

Depois de um curto vídeo sobre a revolução dos cravos, a conversa teve início com o testemunho de João Neves, à data da revolução dos cravos, um resistente antifascista. Seguiu-se João Manuel Penteado, um dos “Rapazes dos Tanques”, depois António Rodrigues, que trabalhava para o extinto jornal A Capital, e, por último, Fernando Lino, que em Abril era ainda um jovem estudante.

Uma iniciativa da Biblioteca Escolar Josefa de Óbidos, que teve por moderadora a animadora Cláudia Batista, que apesar de ainda não ser nascida na época da revolução, agradeceu aos presentes a sua “liberdade”.

O painel de oradores foi ainda presenteado com o poema “A Hora das Gaivotas”, de João Monge, interpretado pelos alunos do 11ºPGD/PTR, sob a orientação da professora de português Fernanda Viegas.

No final, o diretor do agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Artur Oliveira, fez um pequeno discurso sobre o impacto que o 25 de abril de 1974 teve no ensino.