Teve lugar no passado dia 21 de abril de 2015, em Óbidos, o arranque do Projeto Colaborativo Planos de Segurança da Água. Trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal, promovida pela Acquawise Consulting e a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) para apoiar as entidades gestoras a desenvolver o seu plano de segurança da água, num período de 12 meses, e a caminhar no sentido de conquistar a confiança dos seus consumidores.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a abordagem dos Planos de Segurança da Água é considerada “o meio mais eficaz de consistentemente garantir a segurança da água distribuída” (Guia para a Qualidade da Água para Consumo Humano, OMS, 3.ª edição, 2004). Os Planos de Segurança da Água são uma abordagem de avaliação e gestão de risco que abrange todas as etapas do sistema de abastecimento de água, desde a captação até ao consumidor.
O projeto colaborativo adota um formato em que as entidades participantes realizam o trabalho mediante uma programação comum, com a coordenação, a formação e o apoio técnico da Acquawise. Para além de fazer com que as entidades participantes consigam um ritmo de trabalho eficaz e terminar o projeto no prazo previamente estipulado, apresenta ainda a vantagem de permitir o estabelecimento de contactos com outras entidades gestoras e a partilha de experiências, dificuldades e desafios.
Participam nesta iniciativa a Câmara Municipal do Barreiro, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, os SM Nazaré, os SMAS Vila Franca de Xira, e os SMAS de Torres Vedras, que no total abastecem cerca de 425 mil consumidores (4% da população portuguesa), com um volume total diário de cerca de 90 mil m3 de água.
Sobre a Acquawise
A Acquawise Consulting é uma empresa especializada em gestão e segurança de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, com sede no Parque Tecnológico de Óbidos. O seu objetivo principal é apoiar as entidades responsáveis pelo abastecimento de água e pelo saneamento de águas residuais no desenvolvimento e implementação de práticas de gestão integradas, mais eficientes e sustentáveis. Sempre que possível, fomentamos o fecho do ciclo da água e dos nutrientes, salvaguardando sempre a saúde humana e a proteção do meio ambiente.
Sobre a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA)
A APDA tem como missão representar e defender os interesses dos agentes responsáveis pelos sistemas, de abastecimento de água e águas residuais e de todos os demais intervenientes neste domínio, bem como estimular o tratamento, investigação e desenvolvimento dos assuntos relacionados com a quantidade e qualidade das águas de abastecimento, drenagem e destino final das águas residuais, constituindo um fórum para profissionais de diversas formações com intervenção no domínio das águas.