Reflexão sobre o futuro da Amoreira, Óbidos

Amoreira

977

No próximo dia 5 de junho, às 18 horas, vai estar em debate o futuro da Amoreira, freguesia de Óbidos, no Polo Cultural da Amoreira (antiga Escola Primária). Nesta sessão irá ser apresentado o resultado final dos trabalhos desenvolvidos por estudantes universitários, da licenciatura em Geografia e Planeamento Regional.

A Junta de Freguesia de Amoreira estabeleceu um protocolo com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL) no sentido de promover uma estratégia de desenvolvimento para o território da sua freguesia, na sequência das atribuições das Juntas de Freguesia, nomeadamente, nos domínios do desenvolvimento e ordenamento urbano e rural.

Este protocolo tem a finalidade de aproveitar as competências técnicas e científicas disponíveis num ambiente académico, do ponto de vista da Junta de Freguesia e, por outro lado, do ponto de vista da UNL, integrar na formação universitária a aplicação dos seus conhecimentos em situações reais.

No âmbito do trabalho em curso, a Freguesia de Amoreira está a ser avaliada em quatro domínios: Agricultura e Floresta; Indústria; Turismo; Equipamentos Coletivos e Infraestruturas. Neste sentido irão ser definidas estratégias de ação específicas para cada um dos domínios, com a finalidade de criar ferramentas que possibilitem à Junta de Freguesia, mas também a toda a comunidade, promover o desenvolvimento do território local, atraindo novos residentes e potenciando as condições de vida dos residentes atuais.