A ASUPP, Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal, com sede no concelho de Óbidos, vai estar presente na próxima etapa do campeonato do Mundo de SUP, nos dias 12, 13 e 14 de junho, em Bilbao, Espanha.
Portugal será representado por dois atletas da modalidade, Pedro Agrafos e José Cirilo, este último campeão nacional. Os dois representantes vão competir nas provas de maratona e de sprint.
Segundo Jorge Branco, presidente da ASUPP, “esta é uma oportunidade que damos aos nossos atletas para terem mais experiência internacional, sendo que, ao mesmo tempo, vamos aproveitar para, nós próprios, vermos como se organiza uma prova desta importância”.
Recorde-se que a Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal realizou, em agosto do ano passado, uma etapa do Campeonato Nacional de SUP Race e Waves da Federação Portuguesa de Surf, no concelho de Óbidos.
O SUP, ou Stand Up Paddleboarding, trata-se de uma variante do surf, que tem vindo a ganhar, cada vez mais, adeptos em Portugal. É um desporto que consiste em andar de pé a remar sobre uma prancha em lagos, barragens, oceanos e rios. Permite o contacto direto com a natureza e pode ser praticado por todas as faixas etárias, o que o torna um desporto acessível e popular. A ASUPP é uma Associação sem fins lucrativos, para a prática, ensino e formação de SUP, realização de eventos sociais e de solidariedade, competições e atividades em colaboração com organismos oficiais, associações e clubes. A ASUPP, fundada em 2010, é a primeira Associação criada em Portugal para a modalidade de Stand Up Paddleboarding.
O Município de Óbidos e a DL Publicidade apoiam a deslocação destes atletas até Bilbao.