Atletas portugueses ao mais alto nível em Bilbau

13 de junho

1041

José Cirilo e Pedro Agrafos alcançaram, a 13 de junho, em Bilbau, o primeiro e segundo lugares, respetivamente, em Race Pro 12’6”, na etapa do campeonato do Mundo de SUP (Stand Up Paddleboarding), numa competição que decorreu de 12 a 14 de junho, em Espanha. No domingo, os atletas repetiram o feito de sábado e conquistaram o 1.º e 2 lugares da Maratona de 14 Km, que começou em frente ao Museu Guggenheim, levando mais longe o nome de Óbidos e Portugal.

José Cirilo afirmou que “foi um orgulho e um prazer conquistar os primeiros lugares numa prova internacional, a representar o País e o concelho de Óbidos”. Por seu lado, Pedro Agrafos sublinhou que foi graças à ASUPP que teve “a possibilidade de mostrar” o seu “esforço e empenho, em representar Portugal, com a obtenção de dois segundos lugares” nas categorias de SUP Sprints e SUP Maratona. “Estou muito contente”, realçou. Recorde-se que o Município de Óbidos patrocinou a ida destes dois atletas até Bilbau, sendo parceiro da ASUPP, Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal, com sede no concelho de Óbidos.

Esta etapa, em Bilbau, é considerada um dos principais testes em todo o mundo na modalidade de Stand Up Paddle, e decorre no estuário de Bilbau. Com a participação de 16 nacionalidades, a IBWSC (Iberdrola Bilbao World SUP Challenge) tornou-se uma competição de referência global. O prémio entre os finalistas atinge os 20 mil dólares.

Segundo Jorge Branco, presidente da ASUPP, “esta é uma oportunidade que damos aos nossos atletas para terem mais experiência internacional, sendo que, ao mesmo tempo, vamos aproveitar para, nós próprios, vermos como se organiza uma prova desta importância”.

Recorde-se que a Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal realizou, em agosto do ano passado, uma etapa do Campeonato Nacional de SUP Race e Waves da Federação Portuguesa de Surf, no concelho de Óbidos.

O SUP, ou Stand Up Paddleboarding, trata-se de uma variante do surf, que tem vindo a ganhar, cada vez mais, adeptos em Portugal. É um desporto que consiste em andar de pé a remar sobre uma prancha em lagos, barragens, oceanos e rios. Permite o contacto direto com a natureza e pode ser praticado por todas as faixas etárias, o que o torna um desporto acessível e popular.

A ASUPP é uma Associação sem fins lucrativos, para a prática, ensino e formação de SUP, realização de eventos sociais e de solidariedade, competições e atividades em colaboração com organismos oficiais, associações e clubes. A ASUPP, fundada em 2010, é a primeira Associação criada em Portugal para a modalidade de Stand Up Paddleboarding.