A-dos-Negros inaugura o primeiro espaço das Bibliotecas de Óbidos

5 de julho

1045

A freguesia de A-dos-Negros celebra, no próximo dia 5 de julho, o seu 412.º aniversário. As cerimónias realizam-se na sede da Junta, a partir das 16 horas. No decorrer das celebrações, será inaugurada a Biblioteca de A-dos-Negros.

Segundo a vereadora da Cultura, “a inauguração da Biblioteca de A-dos-Negros é mais do que a abertura de um espaço, é o lançamento de um conceito: Bibliotecas de Óbidos – Óbidos Vila Literária”. Celeste Afonso explica que “a Biblioteca Municipal de Óbidos tem um espaço exíguo”, acrescentando, “mais do que ampliar esse espaço” é a Biblioteca Municipal ocupar “outros espaços do território, com temáticas específicas”. No caso de A-dos-Negros, será um local dedicado às temáticas da Antropologia, Sociologia, Etnografia e Etnomusicologia.

Este trabalho já começou há algum tempo, com o pedido aos municípios que doassem monografias e aos institutos ligados a estas temáticas que doassem edições. O IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e o CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa doaram um conjunto de publicações e vão alimentando o acervo com os estudos que forem publicando e dinamizando algumas das suas atividades em A-dos-Negros. Também o Museu do Corpo Nacional de Escutas doou todo o seu catálogo às Bibliotecas de Óbidos, bem como alguns particulares.

Celeste Afonso revela que “o objetivo é que este espaço, à semelhança dos outros que forem criados, congregue o maior número de títulos destas áreas e/ou que tenha a indicação de onde poderá ser consultado, no caso de se tratar de uma biblioteca particular”. “Esta é uma mais-valia para os investigadores e também para o público, em geral, que tem apetência por estes temas.”

Recorde-se que nos primeiros dois anos de existência da Óbidos Vila Literária, construíram-se os espaços das livrarias, numa parceria entre a Câmara Municipal de Óbidos e a Ler Devagar, tendo sido criadas algumas dinâmicas ligadas ao livro e à literatura. O segundo semestre de 2015 marca uma nova etapa neste projeto, com a realização do Festival Internacional de Literatura de Óbidos e o alargamento da dinâmica às bibliotecas, municipal, escolares, privadas e ao Arquivo. As Bibliotecas de Óbidos – Óbidos Vila Literária têm por objetivo criar espaços especializados e disponibilizar, online, todo o acervo. Além disso, pretende-se que haja o envolvimento da comunidade, dinamizando atividades nos diferentes espaços.

Press Release (pdf)