Assunção Cristas em Óbidos para autorizar início da empreitada da rede de rega

22 de julho

1137

A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, vai estar em Óbidos, no próximo dia 22 de julho, para a assinatura do despacho de autorização de início de procedimento da empreitada de construção da Rede de Rega do Bloco de Óbidos.

Recorde-se que há precisamente um ano, a governante esteve em Óbidos para a apresentação do projeto do regadio das Baixas de Óbidos, um investimento público de 22,2 milhões euros. “A água é um fator crítico” para a Agricultura e daí a aposta do Governo em avançar com este projeto, afirmou Assunção Cristas.

Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, realçou, na ocasião, o financiamento “em condições ímpares”, uma vez que é conseguido ao abrigo do novo quadro comunitário de apoio, mas com as regras do anterior, “permitindo Óbidos sonhar e concretizar um investimento de 22 milhões de euros”. Uma ideia também sublinhada por Assunção Cristas, que disse mesmo que “o regadio de Óbidos é o exemplo dessa transição: regras antigas com dinheiro novo”.

Tecnicamente, este é um projeto ambicioso. Vai ser construída uma estação elevatória que vai permitir fornecer água filtrada aos agricultores, através de 50 quilómetros de tubagens e cerca de 1,5 litros de água por segundo, por hectare. Serão disponibilizadas 400 tomadas de água, o que perfaz 3 tomadas por hectare, aos quase mil agricultores abrangidos. É o maior investimento público feito no concelho de Óbidos.

Programa:
10h00 – Receção
10h05 – Assinatura e comunicação do despacho de autorização de início de procedimento da empreitada de construção da Rede de Rega do Bloco de Óbidos, com apresentação da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional, por Campeã da Mota
10h15 – Associação de Beneficiários do Plano de Rega das Baixas de Óbidos, Filipe Daniel
10h20 – Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques
10h30 – Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas
10h45 – Início da visita à área beneficiada do Aproveitamento Hidroagrícola das Baixas de Óbidos, em autocarro
11h30 – Fim da Visita