Requalificação do Largo de São Marcos “começa no início de 2016”

10 de outubro

1162

A Freguesia de Gaeiras celebrou, no passado dia 10 de outubro, o seu 30.º aniversário, com a sessão solene, na sede da Junta de Freguesia, com a atribuição de condecorações por mérito, honra e bons serviços à Freguesia. Houve, igualmente, uma intervenção sobre o tema do Largo de São Marcos, no centro da localidade.

“Não fosse o conhecimento profundo que temos sobre esta comunidade, o Executivo diria que era impossível, em trinta anos, fazer tudo o que foi feito até hoje”, começou por dizer Humberto Marques, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, acrescentando que “esta é uma população unida, que se inventa e reinventa, que se mobiliza à volta de causas e projetos sociais, culturais, económicos ou até intimistas e nós, enquanto autarcas, temos orgulho nesta comunidade”.

O autarca disse que assumiu “há dois anos, com a população das Gaeiras, que a requalificação do Largo de São Marcos era uma prioridade. Demorou, pois é um projeto com cerca de 16 anos, mas ainda bem que demorou tanto tempo, porque nos permitiu amadurecer, melhorar o projeto e responder às populações com o que hoje mais precisam”.

“Vamos começar com a obra no início do ano de 2016, que prevemos ficar pronta ainda durante o ano de 2016, ou no início de 2017. E não é apenas uma promessa, porque gosto de honrar compromissos quando tenho condições para honrar esses compromissos”, sublinhou Humberto Marques.

Nos discursos desta comemoração falou, igualmente, Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, entidade que gere os fundos comunitários.

A responsável afirmou que “o município de Óbidos está muito ligado à criatividade, inovação, diferenciação. É um «diamante» que em bruto tem vindo a ganhar brilho, por isso temos grande orgulho em nos associarmos aos seus projetos”.

“O papel das juntas de freguesia é fundamental com o trabalho de proximidade que fazem com os municípios. Sei que a freguesia das Gaeiras é uma comunidade muito dinâmica e isso até se reflete no número de associações que tem, o que registo com agrado”, sublinhou Ana Abrunhosa.

A responsável afirmou ainda que “o projeto de arquitetura para a freguesia das Gaeiras”, que já conhece “com detalhe há algum tempo”, “é, no fundo, a estratégia que o município de Óbidos tem vindo a seguir. Óbidos é dos poucos municípios que, em detrimento da sede de concelho, apresentou projetos da regeneração urbana para as suas juntas”.

“Deixo os meus parabéns à gente das Gaeiras. Em primeiro lugar pela participação no dia de hoje e, felicitar-vos pelo empenho, pelo orgulho que tem na vossa terra e nos vossos projetos”.

No aniversário da Junta de Freguesia das Gaeiras, este ano a condecoração de Mérito foi para o Rancho Infantil e Juvenil da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense, a condecoração de Honra foi para os Bombeiros Voluntários de Óbidos e a condecoração de Bons Serviços foi para a funcionária da Junta de Freguesia Nídia Rute Santos Mimoso Susano.

Press Release (pdf)