Caricaturas de todo o mundo “iluminam” concelhos do Oeste

23 de outubro

828

Abre hoje ao público, em vários concelhos da Região Oeste, a exposição do Porto Cartoon, com mais de 200 trabalhos de diversos artistas de todo o mundo, subordinado ao tema da Luz. O arranque oficial aconteceu hoje, 23 de outubro, em Óbidos, que, no âmbito do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, acolhe caricaturas em dois espaços: átrio do Auditório Municipal da Casa da Música e Galeria do Pelourinho. Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré e Alcobaça são os restantes concelhos que recebem trabalhos de uma exposição polinucleada.

Luís Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional de Imprensa, entidade responsável pela mostra “Porto Cartoon”, afirmou que é prática da instituição a “descentralização cultural”. “Esta exposição é muito interessante por causa do tema da Luz”, explicou, acrescentando que há trabalhos de vários pontos do mundo, vários cartoons sobre a relação da luz com a sociedade”. Esta exposição “irradia a luz do humor por vários concelhos do Oeste”, frisou o mesmo responsável, adiantando que “é necessário ir a todos os locais para ver a exposição na sua plenitude”.

Para Celeste Afonso, “através da luz, através dos lugares, o que se faz é um convite à visita e à participação”. A vereadora da Cultura explicou que a exposição, nos vários locais do Oeste, “estará patente até ao final de novembro”. Em Óbidos, a exposição faz parte do FOLIO, “que é um evento de uma região, de um País e que se quer afirmar internacionalmente”. Uma das celebrações do Festival Literário é, precisamente, a luz, pelo que esta exposição “é, sem dúvida, uma feliz coincidência”, concluiu.

Press Release (Pdf)