Rostos e Máscaras, Artes e Ofícios mostram-se, em Óbidos

21 de janeiro

261

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal de Óbidos, inauguram, no próximo dia 21 de janeiro, pelas 15 horas, duas exposições, na Galeria L. Uma mostra que integra dois projetos que se cruzam, falando de realidades e vivências das pessoas de Óbidos.

Porque as pessoas são o fator determinante do crescimento, consolidação, criatividade e desenvolvimento de uma Comunidade, é por elas, e por elas, que esta mostra de Rostos e Máscaras, associada a uma Mostra Artes do Concelho de Óbidos – craft e outras artes amadoras – se promove.

Óbidos é povoado por muitos rostos, diferentes posturas, mas são as pessoas e a sua cultura e saber que conferem  a este espaço as suas características e idiossincrasias, tornando-o especial.

Neste contexto de encontrar os pequenos nadas que contribuem para  caracterizar o território de Óbidos, seguimos o  olhar  curioso de Albuquerque Pereira. Através da câmara, captou imagens das figuras mais permanentes e características do burgo de Óbidos, que agora se podem ver na exposição, a decorrer na Galeria L.

Nesse contexto de valorizar as pessoas, os seus sonhos e o saber ser e estar, encontramos, no mesmo espaço, a exposição “Sorrir não tem idade”. Desafio que cruzou diferentes gerações, diferentes profissionais e um conjunto de modelos que dia-a-dia vivem bons sonhos. São eles os utentes do Centro de Dia da Associação Socorro Gaeirense. A ideia partiu da animadora Ana Carvalho, que procurou dar a sentir o melhor de cada um dos participantes. Associou a este desafio a fotógrafa Susana Valério e a maquilhadora Sofia Brito… e os modelos mostraram o seu profissionalismo.

Na Galeria L _ espaço expositivo, edifício dos CTT, na Praça de Santa Maria, Óbidos.

Mostra de Artes na Porta da Vila

A Mostra Artes do Concelho de Óbidos – craft e outras Artes acontece no dia 28 de janeiro, a partir das 18 horas, e destina-se a ser uma exposição e venda de artefactos desenvolvidos por gentes de Óbidos, numa perspetiva de trabalho amador.

Entre outras áreas, poder-se-á encontrar bordado, cerâmica, cestaria, trapologia, madeira, metais e pintura. Dar a conhecer o que resulta da vontade, conhecimento, sonho e saber é também uma forma de mapear o território, promover o encontro de pessoas e criar matrizes para trabalho colaborativo, que reforce os laços entre pessoas e consolide os conhecimentos no território.

De 28 de janeiro a 28 de fevereiro no espaço expositivo da Porta da Vila.

Fica o convite para que todos se possam candidatar a este espaço/mostra, apresentando as suas propostas de trabalhos através do correio eletrónico museu.municipal@cm-obidos.pt , até ao próximo dia 18 de janeiro.

Cartaz (pdf)

Mostra – Artes do Concelho de Óbidos

Ficha de inscrição (pdf)

Press Release (pdf)