Violência no Namoro debatida na Nova Josefa

Violência no Namoro

275

Nos dias 18 e 19 de fevereiro o auditório da EB 2,3/S Josefa de Óbidos foi palco de um conjunto de conferências, subordinadas à temática da violência no namoro. Uma iniciativa da equipa da Biblioteca Escolar da Josefa, que teve por parceiros a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e o Gabinete de Mediação de Conflitos da Josefa.

As duas sessões tiveram por orador principal o cabo João Frango, da Secção de Programas Especiais da GNR das Caldas da Rainha, e a colaboração da psicóloga da escola, Carla Abranches, e do diretor do agrupamento, Artur Oliveira. Numa das conferências foi ainda possível contar com a participação de Rute Correia, psicóloga clínica do  NILAVD- Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica do Bombarral, e de Rosa Maria Guerra, vereadora do pelouro da Açção Social da Câmara Municipal do Bombarral.

Participaram, nos dois dias de conferências, cerca de 300 alunos do 9º ano e do Secundário e está previsto realizar-se uma segunda edição em abril, dirigida aos discentes dos 7º e 8º anos.

Estima-se que um em cada quatro namoros em Portugal seja violento, números que têm vindo a aumentar nos últimos anos.