Primeira fase da Rede de Rega de Óbidos avança finalmente

29 de fevereiro

1017

Vai ser assinado, na próxima segunda-feira, dia 29 de fevereiro, o auto de consignação da obra da Empreitada de Construção da Estação Elevatória de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola das Baixas de Óbidos e respetiva homologação. A cerimónia, que terá lugar no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, às 11 horas, contará com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, do presidente da Associação de Regantes das Baixas de Óbidos, Filipe Daniel, entre outros responsáveis e entidades.

Recorde-se que a rede de rega das Baixas de Óbidos vai custar cerca de 28 milhões de euros e vai servir 900 agricultores e cerca de 1200 hectares de terreno. A primeira parte da obra será a construção da estação elevatória, seguindo-se a rede de rega do bloco de Óbidos. Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos “é um orgulho” poder ver “este velho sonho, com cerca de quatro décadas, ser uma realidade”. Humberto Marques sublinhou a importância desta obra, uma vez “que vai permitir a duplicação do nosso Produto Interno Bruto”.

Tecnicamente, este é um projeto ambicioso. Vai ser construída uma estação elevatória que vai permitir fornecer água filtrada aos agricultores, através de 50 quilómetros de tubagens e cerca de 1,5 litros de água por segundo, por hectare. Serão disponibilizadas 400 tomadas de água, o que perfaz 3 tomadas por hectare, aos quase mil agricultores abrangidos. É um dos maiores investimentos públicos feitos no concelho de Óbidos e no distrito de Leiria e um dos maiores do País.

Programa

11:00 – Receção do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural

Intervenções:
11:10 – Humberto Marques, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos
11:25 – Filipe Daniel, Presidente da Associação de Regantes
11:35 – Telmo Faria, Presidente da Assembleia Municipal de Óbidos
11:50 – Assinatura do Auto de Consignação da Obra
12:00 – Amândio Torres, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural

12:15 – Visita à Barragem de Óbidos
13:00 – Encerramento

Press Release (pdf)