Mês da Juventude junta seis concelhos do Oeste

15 de março a 15 de abril

824

Os Municípios de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche promovem, de 15 de março a 15 de abril, a primeira edição do Mês da Juventude. A apresentação da iniciativa aconteceu ontem, dia 1 de março, em Peniche. O Mês da Juventude conta com o envolvimento dos agrupamentos de escolas dos seis municípios, instituições de solidariedade social, associações de estudantes, juvenis e grupos informais de jovens, e propõe um vasto programa de atividades.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “hoje, não faz sentido haver fronteiras entre territórios”. Humberto Marques enaltece o facto dos municípios se juntarem numa iniciativa comum, garantindo que “ter, atualmente, um território maior, a abranger todos estes ativos, representa também o potenciar de oportunidades para o futuro”. “Depositamos muita esperança nos jovens e precisamos deles para nos ajudar a dar algumas ideias, a compreender o tempo novo”, explica o autarca, acrescentando que este Mês da Juventude “é um argumento para todos nós podermos puxar por aquilo que temos de mais potencial nos nossos territórios, que são os talentos, que são os jovens”.

O programa do Mês da Juventude 2016 vai promover momentos de fruição artística e cultural, mas também debater a responsabilização, consciencialização das problemáticas sociais e otimização do trabalho associativo e escolar, assim como ações informativas sobre programas europeus de relevância, como o Erasmus +.

Temas relevantes para os jovens serão discutidos nas Jornadas da Juventude, que contarão com a presença de entidades oficiais, na sessão de Abertura, marcada para as 09h15, de 15 de março, no grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Os jovens poderão participar nas iniciativas programadas, independentemente do seu concelho. Todas as ações são gratuitas.

Mês da juventude

Programa (pdf)

Press Release (pdf)