Uma Temporada de Música que quer chamar a atenção para o Santuário do Senhor da Pedra

13 de março

333

A Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Câmara Municipal de Óbidos celebram, no próximo domingo, 13 de março, pelas 15h30, um protocolo com vista à realização de uma Temporada de Música, durante o ano de 2016, em Óbidos. Serão, ao todo, seis concertos, que decorrerão ao longo do ano, e que terão o projeto Óbidos Vila Literária como mote. No entanto, este protocolo será também uma forma de chamar a atenção para o estado de conservação do Santuário do Senhor da Pedra, local onde decorrerão cinco dos seis concertos programados.

O primeiro espetáculo acontece dia 13 de março, na Igreja da Misericórdia em Óbidos, com música de Bach, e abrirá o programa cultural da Semana Santa de Óbidos deste ano. As entradas são livres.

O presidente da Câmara Municipal explica que “Óbidos assumiu a cultura e a literatura como forma de desenvolvimento do seu território e, em Dezembro de 2015, foi designada como membro permanente da rede de cidades criativas da UNESCO na área da literatura”. Segundo Humberto Marques, “este tem sido um caminho de grande ambição e um sonho que se vai concretizando gradualmente e crescendo na mesma proporção”.

O autarca acrescenta que “talvez há alguns anos pudesse parecer impossível desenvolver um território a partir de um conceito como este, mas é tempo de mudança e de repensar as possibilidades para o desenvolvimento sustentável de áreas com baixa densidade populacional, como Óbidos”. “Estamos numa fase de transformação global e Óbidos quererá estar na frente deste processo. A temporada da Orquestra Metropolitana de Lisboa em Óbidos será um marco na evolução deste projeto, não só pela excelência da sua arte, mas pelas possibilidades que esta permite criar”, conclui.

Livro Temporada de Música 2016 (pdf)

Cartaz

Press Release (pdf)