Bombeiros de Óbidos celebram 89 anos, nas Gaeiras

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos

647

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos (AHBVC Óbidos) celebra, no próximo dia 3 de abril de 2016, o seu 89.º Aniversário. A cerimónia, que este ano decorrerá no Largo de São Marcos, nas Gaeiras, conta, entre outras ações, com missa de homenagem aos bombeiros falecidos, desfile apeado e motorizado.

O ponto alto do programa das comemorações é a Sessão Solene, que se realiza pelas 11h30, e onde serão feitas as condecorações aos Bombeiros Voluntários de Óbidos.

PROGRAMA
09h00 – Hastear das bandeiras (Quartel dos Bombeiros de Óbidos)
09h20 – Romagem ao cemitério (Cemitério dos Arcos em Óbidos)
09h45 – Missa de homenagem aos Bombeiros falecidos (Igreja N. Sra. da Ajuda em Gaeiras)
10h45 – Desfile apeado (Artéria Principal da Vila das Gaeiras)
11h15 – Receção às entidades e convidados (Largo de São Marcos em Gaeiras)
11h30 – Sessão solene (Largo de São Marcos em Gaeiras)
13h00 – Desfile motorizado pela Vila das Gaeiras até ao Quartel do CB Óbidos

Recorde-se que o Corpo de Bombeiros de Óbidos foi fundado no dia 1 de Abril de 1927 por três Obidenses, Severo Batista Cruz de Morais, Frederico João Amorim Garcia e Francisco José Ferreira de Morais, o primeiro Presidente da Direção e Comandante, o segundo Tesoureiro e o terceiro Secretário, tomando o nome de Bombeiros Voluntários Obidenses.

Foi profundamente remodelada e reorganizada em Abril de 1938, sob a presidência e comando de José Cecílio de Magalhães Mexia Costa, tomando a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos.

Teve o seu primeiro quartel construído de raiz em 1977, nos Arrifes, inaugurado no dia 3 de Abril desse ano. O atual quartel-sede foi inaugurado no dia 6 de Maio de 2006 e situa-se no Senhor da Pedra, junto ao Santuário com o mesmo nome.

Press Release (pdf)