A requalificação dos Armazéns do Vinho de A-da-Gorda “é uma obra para todos”

27 de maio

804

O projeto para os Armazéns do Vinho, de A-da-Gorda, concelho de Óbidos, foi apresentado na passada sexta-feira, 27 de maio, às 21 horas. Uma sessão que contou com casa cheia e onde o presidente da câmara e o arquiteto responsável puderam apresentar a ideia para os edifícios, assim como receber contributos de toda a comunidade presente.

Humberto Marques explicou que a presentação do projeto “só aconteceu agora, porque queríamos garantir tudo, nomeadamente o financiamento e a equipa técnica”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos esclareceu que este é “um projeto muito elaborado, mas sem estar fechado, para que as pessoas possam dar os seus contributos”, uma vez que “esta é uma obra para todos”, acima de tudo pelo “efeito reprodutivo que esta infraestrutura pode criar” na comunidade.

Segundo o autarca, este Espaço Ó de A-da-Gorda terá “equipas multidisciplinares para ajudar as pessoas a criar e a desenvolver a sua própria ideia”. Trata-se de um novo espaço que pretende integrar-se ainda mais no território e trazer à comunidade local uma nova ferramenta de desenvolvimento de projetos, produtos e pessoas. Será um projeto colaborativo, onde os saberes e as tradições locais, por exemplo, através de novas visões e abordagens, poderão ganhar novas formas e ser e uma mais-valia económica.

O arquiteto responsável pelo projeto mostrou em pormenor todos os edifícios a intervencionar. Jorge Sousa Santos explicou que serão, ao todo, cinco infraestruturas, nomeadamente um auditório multiusos, uma área de trabalho/laboratório, um espaço de co-work e de escritórios, uma zona de habitação e uma área de serviços de apoio. “Queremos criar um espaço urbano”, afirma o arquiteto, acrescentando que a ideia é, “não só recuperar, mas requalificar”. “Queremos criar uma área de estar, de forma a garantir que as pessoas possam usar este espaço de forma continuada”.

O projeto vai ter um custo de 1 milhão de euros, comparticipados por fundos europeus, onde se acrescentam mais 100 mil euros para a construção de uma ciclovia, que ligará A-da-Gorda à vila de Óbidos. O projeto estará fechado até ao dia 17 de junho deste ano. “Depois disso, haverá concurso público, análise de propostas, visto do Tribunal de Contas, entre outros procedimentos, sendo que o prazo estimado para entrarmos em obra física será abril de 2017”, afirmou Humberto Marques.

– Galeria de fotos

Press Release (PDF)