“E se fosse eu?” mobiliza alunos de Óbidos

Josefa de Óbidos

589

Em resposta a um apelo nacional, os alunos do 8ºA da EB2,3/S Josefa de Óbidos desenvolveram, durante os meses de abril e maio, o projeto “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”. Uma atividade que tinha por objetivo simular a fuga inesperada para uma outra cidade ou país e em que os alunos teriam de ser convidados a preparar uma mochila e a justificar o que levariam consigo.

Esta foi uma ação proposta pela Plataforma de Apoio aos Refugiados em colaboração com a Direção-Geral da Educação, o Alto Comissariado para as Migrações e o Conselho Nacional de Juventude e que decorreu na Escola Secundária do Agrupamento Josefa de Óbidos, durante os mês de abril.

No caso do 8º A, foi conduzida pela diretora de turma, professora Isabel Vale, em parceria com a animadora do município de Óbidos ao serviço da Biblioteca Escolar, Cláudia Batista, nas aulas de Educação para a Cidadania. Esta turma abordou a temática sob a perspectiva de que cada um de nós se pode tornar um refugiado a qualquer momento e de que existem muitos motivos pelos quais nos podemos tornar refugiados e muitos tipos de refugiados.

No caso da turma A do 8º ano para além da atividade de preparação das mochilas, os alunos organizaram ainda uma instalação artística no hall de entrada da escola, com o objetivo de despertar a consciência da comunidade educativa para a “encruzilhada” em que se encontra um refugiado.