“Fruta” de Óbidos em concurso nacional

Josefa de Óbidos

766

O núcleo Eco-Escola da EB 2,3/S Josefa de Óbidos desenvolveu, durante os 2º e 3º períodos, um projeto em articulação com a turma do 8º D, ao abrigo do Plano de Intervenção que o Gabinete de Mediação de Conflitos criou para o ano-letivo de 2015-2016.

Sob a orientação da diretora de turma Carla Faustino e da animadora do municipio envolvida no programa Eco-Escolas, Cláudia Batista, foi aproveitado o tempo curricular de Educação para a Cidadania e o trabalho deu “frutas”.

Após a visualização de um pequeno documentário sobre os benefícios e vantagens de comer fruta, pediu-se aos alunos que representassem graficamente um fruto à sua escolha. Terminada esta tarefa, lançou-se o desafio de recriarem criativamente o fruto desenhado, de preferência criando um novo fruto com características exclusivas e únicas. Depois de concluídos os projectos foram representados tridimensionalmente e expostos na escola, de forma a sensibilizar a comunidade educativa para o consumo de fruta.

Muitos dos frutos foram batizados com nomes ou características que são um alerta ou crítica social. Resultado de vários debates sobre sustentabilidade e respeito pela natureza. A obesidade, a escassez, o desperdício, os transgénicos, os pesticidas, a agricultura biológica, os benefícios da fruta e a dieta equilibrada foram alguns dos aspetos debatidos.

As frutas criadas pelos alunos do 8º D vão representar a escola a nível nacional, no passatempo “Cria uma fruta, colhe os prémios”, promovido pela Sumol+Compal e pela Tetra Pak Portugal, em parceria com o programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.

Para mais informações sobre o passatempo clique em http://embalagensdefruta.abae.pt/.