Voluntários recolhem 3 Toneladas de Lixo nas praias

Limpar a costa de Óbidos

249

Entre os dias 10 e 13 de Junho, a Câmara Municipal de Óbidos e a Associação Brigada do Mar reuniram mais de 30 voluntários para limpar a costa de Óbidos, numa acção que resultou na recolha de mais de 3 toneladas de lixo em cerca de 8 quilómetros de costa. A descontaminação da costa evidencia uma predominância de detritos resultantes de actividades piscatórias e ainda os mais diversos tipos de plástico. Foram também recolhidas 4 aves marinhas que foram analisadas por um especialista no local.

Segundo o Vereador José Pereira, que fez questão de participar activamente na limpeza, “A acção individual de cada cidadão é uma contribuição muito importante para a limpeza e sustentabilidade das nossas praias. A mobilização de voluntários demonstra que a preocupação é crescente e o Município está empenhado em criar as condições certas para sensibilizar os cidadãos e manter a costa nas condições ideais.” Acrescentou ainda que “Este foi um primeiro passo na descontaminação da costa que beneficia todos os que usufruem, directa ou indirectamente, da zona costeira: o turismo, as actividades piscatórias ou o consumidor final de produtos do mar.  É importante, que este seja o primeiro passo de uma acção que se repetirá todos os anos, cada vez com mais voluntários”

Ao longo de 8 anos a Brigada do Mar já retirou mais de 200 toneladas de detritos do areal nas várias iniciativas que promove ao longo do ano e limpou mais de 300 quilómetros lineares de costa, durante mais de 150 dias efetivos de limpeza.

Desde 2014 que é reconhecida com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidência da República, já recebeu duas menções honrosas nos Green Project Awards e envolveu mais de mil voluntários.

Esta acção em Óbidos contou com o importante apoio da Junta de Freguesia da Amoreira, da Junta de Freguesia do Vau, dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, da Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras, do Hotel Marriot, as Águas de Portugal e outras entidades privadas que forneceram materiais ou mobilizaram voluntários para que esta acção pudesse ter sucesso.