Oficinas Criativas de Verão: abertas inscrições

185

O Município de Óbidos proporciona, durante o período de Férias de Verão, um conjunto de Oficinas que procuram criar e recriar espaços simples de descoberta e estimular a prática de exercício, para a melhoria da saúde e bem estar. As Oficinas propõem ideias, materiais e ferramentas para explorar ações criativas, que as crianças têm oportunidade de desenvolver, individual ou coletivamente, através de diferentes expressões artísticas: dramática, corporal, audiovisual, escrita, leitura e plástica.

Para além das Oficinas de natureza mais criativa, serão também promovidas Oficinas de âmbito mais físico e desportivo. Procurar na escola e no espaço envolvente objetos, observar pinturas, conhecer artistas, cultivar uma horta, um jardim de cheiros, criar e recriar arte, estimular todos sentidos… são atividades fundamentais para o desenvolvimento do espírito criativo das nossas crianças. Para além das Oficinas, as crianças terão também a oportunidade de durante o mês de julho irem à Praia do Bom Sucesso.

As crianças também irão desenvolver atividades no âmbito dos Ateliers Criativos integrados no Projeto da Fábrica da Criatividade, que durante o período de Férias de Verão estarão em itinerância pelos Complexos Escolares. As Oficinas no decorrer do mês de julho decorrem no Complexo Escolar dos Arcos, Alvito e Furadouro e no mês de agosto na Escola Josefa de Óbidos. Este programa destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 14 anos.

Convidamos a família a estar presente, em dois momentos diferentes, para o encerramento de algumas oficinas. Os participantes farão a visita guiada às oficinas e à exposição dos trabalhos.

OFICINAS CRIATIVAS

No decorrer dos meses de julho e agosto, as crianças terão a oportunidade de usufruir das seguintes Oficinas Criativas:

Escrita Criativa e Ilustração

Esta oficina pretende focar-se na construção de textos ou story boards que facilitem o contacto com diversas técnicas na criação de histórias, narração oral, ritmo… A partir destes textos as crianças passam a história para um modelo 2D ou 3D, sendo os cenários criados a partir de materiais reutilizáveis. No final, serão produzidos os filmes que poderão ser curtas metragens ou longas metragens.

Teatro e Expressão Dramática

A oficina de teatro e expressão dramática busca promover a sensibilização e desinibição das crianças, através de improvisações, dramatização, exercícios corporais e vocais, criações de cena e personagens. Será dada ainda a oportunidade às crianças de construírem jogos e situações, através da expressão corporal e dramática de modo a aprofundar os horizontes de relacionamento, a autoestima e a atitude construtiva (imaginação, emoções, a relação com os outros, a integração, a interajuda, a autoconfiança).

Costura

A oficina de Costura pretende despertar nas crianças o interesse pela costura de uma forma lúdica e divertida. Nesta oficina as crianças vão ter também oportunidade de aprender a fazer renda, bordados entre outras técnicas relacionadas com a costura.

Fotografia e Vídeo
Com esta oficina pretende-se proporcionar às crianças a possibilidade de manusear uma máquina fotográfica ou câmara de vídeo. A partir da recolha de fotos e vídeo irão construir o seu próprio filme.

Cerâmica
Esta oficina irá explorar diferentes técnicas de trabalhar cerâmica, a partir de um produto natural como o barro. É uma oficina que para além de desenvolver a criatividade, possibilita também o estímulo da imaginação.

Desenho e Pintura

Esta oficina pretende abordar conceitos básicos relacionados com o desenho e a pintura, de forma a que as crianças desenvolvam as suas capacidades artísticas nesta área.

Arca dos Contos
Esta oficina pretende estimular o interesse das crianças para a leitura e pela literatura infantil a partir da dramatização de histórias e contos infantis.

Canteiros, Jardins e Hortas
Nesta Oficina pretende-se ensinar as crianças a plantar, cultivar, semear e deste modo consciencializá-las para a temática da natureza.

Truques de Ciência
Nesta oficina as crianças irão criar e fazer pequenos truques de ciência de uma forma lúdica e divertida.

OFICINAS DE MOVIMENTO
Jogos Tradicionais
Organizar ambientes lúdicos que possam também surgir numa vertente popular, através da organização de jogos tradicionais.

Jogos de Ação e Aventura

Nesta oficina pretende-se desenvolver jogos como a Caça ao Tesouro, Peddy Paper, Gincana, etc.

Atividades Desportivas
Serão também desenvolvidos jogos de natureza mais desportiva como Torneios de Futebol, Voleibol, Badminton, Basquetebol, entre outros.

Dança
Esta oficina pretende dar a conhecer às crianças alguns dos diferentes estilos de dança.

Caminhadas pela Natureza
Serão feitos passeios pedestres com as crianças, com o intuito de contactarem com a natureza, e visitarem diferentes locais.

OFICINAS LIVRES
Durante os meses de julho e agosto serão proporcionados às nossas crianças momentos, em que poderão correr, saltar, criar, inventar, jogar… e uma forma Livre.

A ficha de inscrição encontra-se disponível em baixo.

Oficinas de verão 2016 (Cartaz)

Ficha de Inscrição (pdf)