“Queremos gerações capazes e mais competentes”

"A pensar o Futuro"

514

Decorreram, no passado dia 11 de julho, no auditório municipal da Casa da Música, em Óbidos, as II Jornadas Pedagógicas, sob o lema “A pensar o Futuro”. Ao longo de todo o dia, foram debatidos uma série de projetos educativos, a decorrer, no último ano, nas Escolas de Óbidos.

A vereadora da Educação afirmou, na sessão de abertura, se, há um ano “discutíamos outros modelos educativos, outras forma de fazer mais e melhor Educação, este ano estamos aqui para partilhar já o nosso modelo, o que foi feito, o que já estamos a fazer”. “Foi um passo de gigante”, garante Celeste Afonso, sublinhando que, este ano, “foi fundamental e de viragem decisiva”, sendo “impossível voltar atrás”. A autarca realçou ainda que, nestas jornadas, “está toda a comunidade educativa, porque todos fazem parte integrante e fazem parte da mudança”. “Estamos a fazer um caminho seguro e em Óbidos acreditamos que só com melhor Educação temos um melhor futuro”, frisou.

Uma ideia também enfatizada pelo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, na sessão de encerramento, que afirmou que “todos os atores têm o seu nível de importância e são fundamentais nesta escola, que queremos que seja cada vez mais e melhor escola pública”. Humberto Marques acrescentou ainda que “a melhor maneira de construir a tal escola do futuro, a tal aprendizagem do futuro, é conseguir transbordar para a esfera e dimensão comunitária, para o espaço público e isso só se pode fazer com o envolvimento de todos”. “Hoje foi um dia em que se fez história em Óbidos”, garante o autarca, sublinhando que estas jornadas culminaram “naquilo que verdadeiramente pode ser estruturante para o futuro de Óbidos: criarmos gerações capazes e mais competentes”.

João Costa, secretário de Estado da Educação, encerrou os trabalhos e avançou com alguns números que demonstram “que temos vindo a trilhar um bom caminho”. “Temos 42 anos de escola pública e de uma escola pública de grande sucesso”, sublinha o governante, que afirma que “80 por cento dos nossos jovens estudaram na escola pública e, hoje, temos a geração mais qualificada de sempre”. João Costa realça ainda “o trabalho colaborativo” que tem vindo a ser feito nas escolas portuguesas: “Quando deixamos as escolas criarem os seus instrumentos, as coisas aparecem com naturalidade, com vontade e de uma forma construtiva”, concluiu.

Recorde-se que esta iniciativa teve como objetivos promover um envolvimento da comunidade educativa e reforçar a sua responsabilização pela qualidade do serviço educativo oferecido; criar redes de aprendizagem que construam novas oportunidades de sucesso educativo; partilhar práticas educativas inovadoras desenvolvidas em contexto de equipa educativa e Fábrica da Criatividade; e criar condições organizacionais para mais trabalho colaborativo entre toda a comunidade escolar.

Esta foi uma organização do Município de Óbidos, das Escolas de Óbidos e da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.