Primeiro dia de Mercado Medieval de Óbidos com casa cheia

14 de julho

827

A vila de Óbidos é, desde ontem, quinta-feira, 14 de julho, e até 7 de Agosto, um burgo da Idade Média, onde o ‘Medo’ será uma constante.

Ao longo destes 16 dias, Óbidos é invadida por dançarinos, bobos, cuspidores de fogo, músicos e jograis, que vão animar uma vila decorada a rigor, com panos e cores da era medieval.

Tendo como mote ‘Medos’, as atividades debruçam-se sobre os receios da população da época, desde guerras, fome, doenças e uma cólera divina que pairava e angustiava guerreiros, nobres, membros do clero e do povo.

Cerca de 700 voluntários estão envolvidos no certame, que conta ainda com a participação de 63 colaboradores, 24 grupos de animação, diferentes tipos de animais, 72 bancas de mercadores, artesãos e artes de adivinhação e ainda 600 trajes típicos para alugar.

De acordo com Ricardo Ribeiro, presidente do conselho de administração da empresa municipal Óbidos Criativa, este evento tem vindo a proporcionar “momentos excecionais e incríveis”. Para o responsável, o “mercado medieval tem características um pouco diferentes dos outros eventos de recriação histórica do período medieval”. “Os visitantes e os turistas que chegam a Óbidos têm uma experiência, no âmbito deste evento, absolutamente fora de série. O facto de se trajarem à época, permite que eles façam uma viagem no tempo, ou seja, o visitante passa da sua condição de turista a participante. Ao trajar-se encarna uma personagem e vive uma experiência diferente”, sublinhou Ricardo Ribeiro.

O mercado medieval poderá ser visitado, de quinta-feira a domingo, das 17 à 1 da manhã, e no fim-de-semana, das 13h00 à 01h00.

Os bilhetes têm custo de sete euros a partir dos 12 anos, gratuito para crianças até aos 11 anos e munícipes do concelho de Óbidos e, para quem apareça com trajes da época, o preço é de cinco euros.

Informações adicionais em www.mercadomedievalobidos.pt.

Galeria de fotos

Programa (pdf)