Exposição do projeto Photovoice em A-dos-Negros

A-dos-Negros

1034

Quatro participantes, com idades entre os 82 e os 89 anos aprenderam a mexer e a fotografar com máquinas digitais, com a ajuda da psicóloga Rosalinda Chaves da ADSFAN (Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros), aprenderam a fotografar. Os quatro tiveram pouca escolaridade, provêm do meio rural e, até terem chegado ao lar de A-dos-Negros, nunca tinham pegado numa máquina fotográfica.

Trata se de uma exposição de fotografias tiradas por idosos, com o nome de PHOTOVOICE, residentes no lar de a-dos-negros, envolvidos num programa que decorreu durante três meses e que envolve a fotografia participativa como forma de expressão.

Durante cerca de 3 meses, os participantes responderam autonomamente a desafios e a questões através da fotografia. Foi dada uma nova ferramenta às pessoas idosas, de forma a fazê-las pensar sobre si mesmas e a comunicarem as suas verdadeiras realidades, necessidades, angústias e potencialidades. Estes desafios foram trabalhados semanalmente e em grupo, com o intuito de perceber o que realmente é importante para as pessoas mais velhas, para que as possamos ajudar a continuar a viver em plenitude. Queremos dar voz a quem é, não raramente, silenciado.

O Photovoice é uma técnica de fotografia participativa e um método de investigação ação. A ideia passa por entregar máquinas fotográficas a pessoas de determinada comunidade, para que estas possam expressar, através da imagem, as suas preocupações, problemas e emoções.

A exposição via prolongar-se por mais algum tempo, não havendo ainda uma data para o seu términus.

Cartaz