Realizou-se hoje, 7 de setembro, no auditório municipal da Casa da Música, a reunião geral do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Casa cheia para as boas vindas ao novo ano letivo, mas também para ouvir toda a estratégia preparada para os próximos meses de aulas.
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos deu as boas vindas “a todos os atores desta missão educativa”, pessoal docente e não docente. Para Humberto Marques a Educação é fundamental para o concelho. “Pensar o território a médio e longo prazo, obriga a colocar no centro a Educação”, garante o autarca, sublinhado que “são as novas gerações que farão parte desta nova estratégia”.
Humberto Marques contou que, há cerca de um ano, foi assinado o contrato interadministrativo com o Ministério da Educação, mas “as mudanças vão demorar muito tempo”. “Trabalhar na Educação não é como construir um edifício, é sempre uma obra inacabada”, garante. De qualquer forma, o presidente da autarquia destaca “a evolução extraordinária” feita ao longo deste ano, uma vez que “estamos a colocar o aluno no centro do sistema educativo”. “Temos um longo caminho a percorrer, mas estou certo que temos uma equipa à altura para responder aos desafios”, assegura o autarca.
O presidente do município revelou ainda que ontem [6 de setembro] esteve com o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e com os 13 municípios portugueses que assinaram o contrato interadministrativo na área da Educação. “O governante teve a oportunidade de nos dizer que a grande ambição do Governo é que as transferências de competências, e que estão em negociação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, chegassem ao ponto a que os contratos interadministrativos estão”.
“E se havia dúvidas em relação à escola territorializada que temos, o secretário de Estado deixou bem claro que é intenção do governo de manter o contrato interadministrativo, mas, mais do que isso, de o ir aprofundando e melhorando, para que sirva de âncora para puxar outros municípios”, declarou o presidente da autarquia.
Ainda em relação ao trabalho que tem sido realizado nas Escolas de Óbidos no último ano, a apreciação feita pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, da Direção-Geral de Educação, ao Projeto Educativo de Óbidos, “classificou-o com nota de excelência, atribuindo, por isso, um crédito horário com mais três professores, o que permitirá trabalhar melhor com as equipas educativas, sob o desígnio de melhor ensino-aprendizagem”, concluiu Humberto Marques.