Metropolitana: concerto “em torno de Beethoven”

Orquestra Metropolitana de Lisboa

730

Realiza-se, no próximo dia 22 de setembro, quinta-feira, o quinto concerto da Temporada de Música de Óbidos, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

O espetáculo decorrerá no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, às 21 horas, e terá música de Beethoven. O maestro será Pedro Amaral. Este concerto acontece no dia inaugural do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Ludwig van Beethoven
(1770-1827)

Sinfonia N.º 7 em Lá Maior, Op. 92 (1813)
(duração aproximada: 42’)
I. Poco sostenuto – Vivace
II. Allegretto
III. Presto
IV. Allegro con brio

Intervalo
Sinfonia N.º 5 em Dó Menor, Op. 67 (1807)
(duração aproximada: 32’)
I. Allegro con brio
II. Andante con moto
III. Allegro
IV. Allegro

SINFONIAS ÍMPAR
Cada sinfonia de Beethoven é «um caso», ou melhor, uma obra-prima. Ainda assim, e apesar de todas as singularidades, todas espelham um mesmo desígnio artístico, a ambição desmedida que acompanhou o compositor ao longo da vida. Consigo, a ideia de Sinfonia transformou-se. Expandiram-se os alcances técnicos e expressivos. Beethoven desafiou as regras e acrescentou-lhes uma «voz» própria. Entre muitas outras, há duas características que se distinguem na sua produção sinfónica. Na primeira, a obra musical assume-se como veículo subliminar de ideais filosóficos ou políticos, transcendendo a dimensão puramente estética. A segunda resulta da expressão intensa e despojada dos estados de ânimo do indivíduo. É música escrita «na primeira pessoa», contornando os arquétipos da convivência social dos primeiros anos do século XIX. A Quinta e a Sétima sinfonias são disso bons exemplos.

A Sétima foi estreada em 1813 num concerto de beneficência em favor dos combatentes austríacos que enfrentaram as tropas de Napoleão Bonaparte na Batalha de Hanau. Não se estranhe, por isso, que três dos seus quatro andamentos apresentem um caráter efusivo, entre tipologias de danças populares e evidentes arquétipos militares. É uma obra cheia de energia, mas onde se destaca a afetação expressiva do segundo andamento, o mais célebre andamento lento de todas as sinfonias de Beethoven. Aí, repete-se com insistência uma mesma célula rítmica sobre a qual fl­utuam ideias melódicas persuasivas. Instala-se um clima misterioso, ora idílico ora evocativo de uma experiência redentora. Este momento musical (sublime) separa a grandiosa introdução do primeiro andamento e os ritmos jocosos do Scherzo. A terminar, assiste-se a um rojo de inventividade, exaltante, do primeiro ao último minuto.

Depois… quem não conhece o motivo de quatro notas que dá início à Quinta Sinfonia? É, pois, chegada a hora de ver «o que vem de seguida». Ao longo de quatro andamentos assiste-se a uma obsessiva insistência em torno desse tema germinal, derivando noutros temas melódicos que nunca se afastam definitivamente. Explica-se assim a força desta obra. Até o lirismo do segundo andamento remete para «a tal» ideia rítmica. Sucedem-se variações, que também recordam esse registo majestoso. O Scherzo retoma o princípio de tudo por entre as mais variadas combinações de instrumentos. Com uma fuga pelo meio, acumula toda a intensidade que aponta ao bom efeito do último andamento. Após momentos de impasse, chega-se sem interrupção à proclamação gloriosa, ao momento triunfante. Repetem-se cadências e acordes ostensivos que não fariam grande sentido se não nos recordássemos do primeiro tema do segundo andamento, mas sobretudo do tal motivo inicial, esse mesmo que se escreve com quatro notas só.

Bilhete Normal – €7,50
Munícipes do Concelho Óbidos – €5,00
Cartão Estudante e Terceira Idade – €5,00
Alunos e Professores das Escolas de Óbidos – €5,00
Crianças dos 6 aos 12 anos – €4,00

À venda nos locais habituais.

Cartaz (pdf)

Press Release (pdf)