Projetos de Vítor Baía e Pedro Giestas são algumas das novidades neste ano letivo

1400 alunos

917

O ano letivo começou hoje, 15 de setembro, em Óbidos, para os cerca de 1400 alunos, dos diversos níveis de ensino. Um início cheio de novidades e de projetos, como a Academia de Futebol do Vítor Baía, no resort do Bom Sucesso, ou teatro para os alunos, coordenado pelo ator Pedro Giestas, entre outras.

Nas sessões de boas vindas, realizadas nos três Complexos Escolares de Óbidos (Arcos, Alvito e Furadouro), Humberto Marques fez um “agradecimento muito especial aos encarregados de educação por continuarem a escolher as escolas de Óbidos para os seus filhos”. Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, esta é “uma escolha racional”.

No campo das novidades, e acompanhado pelo antigo guarda-redes do Futebol Clube do Porto, Vítor Baía, Humberto Marques explicou a todos os encarregados de educação e alunos o projeto da Vítor Baía Academy. “É a primeira academia de futebol do Vítor Baía, no Bom Sucesso, e é para todos os alunos, como oferta educativa, gratuita, às quartas-feiras, para que possam desfrutar do desporto”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Óbidos.

Uma ideia partilhada por Vítor Baía, para quem “este projeto é mais uma oferta, mais um complemento para os alunos”. “Há poucos sítios que tenham as condições que Óbidos tem e, por isso, vocês acabam por ser um exemplo para o resto do País”, afirma o antigo internacional português, garantindo que a Academia “vai ter trabalho de altíssima qualidade”.

O presidente da autarquia revelou ainda, nestas sessões de boas-vindas, que os alunos de Óbidos “vão ter ainda um outro protagonista, o Pedro Giestas, com o projeto «Anatomia da Identidade»”. Trata-se de um projeto de teatro que vai desenvolver-se transversalmente em todo o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, privilegiando a sua integração nas Equipas Educativas e no Clube de Teatro.

Humberto Marques falou igualmente da abertura da sala de recursos multifuncionais, destinada à dinamização de terapias especializadas, em tempo não letivo, como terapia da fala, terapia ocupacional e reabilitação psicomotora, assim como o aumento de mais três professores, num reforço das equipas educativas. “Aquilo que queremos, com todos estes projetos, é enriquecer e motivar os vossos filhos, sendo isso o garante para melhorar os resultados”, concluiu Humberto Marques.