Para Marcelo Rebelo de Sousa “Óbidos é um exemplo”

28 de setembro

1202

O Presidente da República visitou hoje, 28 de setembro, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos para mostrar o seu “reconhecimento a uma iniciativa como esta”. Marcelo Rebelo de Sousa, que falou também na mesa redonda com os jornalistas André Macedo e Nicolau Santos, sobre Economia e Utopia, garantiu que “Óbidos é um exemplo de como é possível, de uma maneira polivalente, ter vários tipos de turismo e turistas”.

Depois de ter visitado os espaços FOLIO e ter assistido a parte de uma aula sobre Brecht, Marcelo Rebelo de Sousa disse que veio também ao FOLIO como cidadão. “Vim aqui como cidadão porque gosto dos temas tratados e gostava de ouvir algumas mesas redondas e visitar algumas exposições”, contou.

Em relação ao que Óbidos tem feito, o Presidente da República diz que está no bom caminho em termos de turismo. “Há o turista mais virado para o património histórico, há o turista mais virado para a realidade cultural e literária, há o turista mais virado para o conhecimento da realidade local, dos costumes e dos hábitos e há o turista gastronómico”, explicou. Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou ainda “a vantagem [de Óbidos] estar muito perto do aeroporto Humberto Delgado e, portanto, ser uma grande facilidade para movimentos de curta duração”.

O Presidente da República garantiu ainda que este “tem sido um grande ano” para o Turismo, em Portugal, e que aquilo que se está a passar neste setor, mas também nas empresas “que estão a ser criadas e que estão a ser um sucesso”, “não seja apenas uma moda e que esteja para ficar, que fique estrutural, e que nos próximos anos contribua muito para a economia portuguesa”.

Press Release (pdf)