Formação para Gestoras de Sistemas de Águas Residuais

Parque Tecnológico de Óbidos

593

No passado dia 27 de outubro, a Acquawise, empresa do Parque Tecnológico de Óbidos, promoveu a primeira formação em Portugal sobre o Planeamento da Segurança do Saneamento (PSS) para Entidades Gestoras de Sistemas de Águas Residuais (SAR), onde estiverem presentes: AGERE (Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga), Águas de São João, Águas do Norte, Município de Idanha-a-Nova, Município de Lagos, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu.

A formação abordou as várias etapas do PSS: como pode ser aplicado nos vários sistemas de saneamento, quem deve estar envolvido e quais os principais resultados e benefícios da sua implementação. Foi também realçado a importância de uma visão mais abrangente dos SAR, da produção do resíduo até a sua eliminação ou uso, considerando o impacto que as condições a montante e a jusante podem ter nestes sistemas, bem como a necessidade de uma boa comunicação e cooperação entre todas as partes interessadas envolvidas no sistema de saneamento, de modo a estimular o diálogo político e a mudança.

O PSS é uma abordagem de gestão recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza uma avaliação e gestão do risco ao longo de todo o processo, podendo ter umpapel muito relevante na otimização dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas e no cumprimento da Diretiva Europeia das Águas Residuais Urbanas (DARU).

É de valorizar a iniciativa das entidades participantes e a sua visão integrada e sustentável dos SAR, ao procurar soluções para minimizar os riscos do seu sistema e garantir a maximização dos benefícios da reutilização das AR. Algumas destas entidades já demonstraram um grande interesse em implementar esta abordagem no seu sistema de saneamento.

As sócias gerentes da Acquawise fazem parte de um grupo restrito de especialistas em PSS, constituído pela OMS, que tem por objetivo disseminar esta metodologia em vários países. Neste âmbito têm promovido esta abordagem inovadora em Portugal e no estrangeiro.

A próxima formação em “Introdução ao Planeamento da Segurança do Saneamento” será no dia 16 de dezembro 2016.

Para mais informações ou inscrições contacte info@acquawise.pt . | 962 014 668