Banda Filarmónica de Óbidos no programa Erasmus +

Sociedade Musical e Recreativa Obidense

921

No âmbito do programa Erasmus +, a Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO), representada pelo seu presidente Bernardo Rodrigues e pelo maestro João Raquel, encontra-se a participar numa jornada de trabalho conjunto com os parceiros de CIM Benimaclet (Espanha), IntoNation – Hochschule de Bremen (Alemanha), Banda Musicale Città di Staffolo (Itália) e a APSAM (Bélgica), promovendo a música e respondendo aos desafios atuais. A primeira reunião decorreu em Valência-Espanha, no passado mês de outubro.

Durante aproximadamente 18 meses, a SMRO, usando os seus recursos e o seu saber fazer, vai juntar-se a mais quatro parceiros europeus: Centre Instructiu Musical de Benimaclet, de Valência, Espanha; Banda Musicale Città di Staffolo, Stafolo, Itália; Association pour la Promotion des Sociétés d’Art Musical asbl, Liége, Bélgica; Hochschule Bremen, Bremen, Alemanha. O objetivo desta ação, apoiada pelo programa Erasmus+, visa o desenvolvimento conjunto de uma plataforma eletrónica que, através da música, possa criar novas oportunidades de emprego para os mais jovens por todo o espaço europeu. A plataforma será́ desenvolvida pelos parceiros de forma faseada e lançada no final do projeto.

Do resumo do programa retiram-se as seguintes ideias chave, nas quais a SMRO e os seus parceiros irão focar os esforços. MUSICJOB: Uma aplicação móvel inovadora que conseguirá gerar itinerários anuais para a contratação de jovens músicos na Europa. A aplicação disponibilizará materiais adaptados, conteúdos audiovisuais e guias especialmente dedicados a estes jovens com necessidades especiais. O objetivo é que os jovens consigam obter empregos temporários. A aplicação irá criar um ambiente acessível e user- friendly para a partilha de experiências e para a consulta de calendários, festivais, entre outros.

Entretanto o “Guide For Young Musicians With Special Needs: The Music Is The Key For Your First Job” irá disponibilizar uma série de dicas sobre como conseguir o primeiro emprego, com a ajuda da banda local; incluirá́ secções que irão desde a legislação à aprendizagem da música. O guia contemplará, ainda, um conjunto de propostas para a promoção do emprego temporário de jovens com necessidades especiais e para a promoção da integração dos mesmos nas escolas ou outras entidades.

As cinco instituições acreditam que o projeto terá́ um forte impacto junto dos jovens com necessidades especiais, das suas famílias, das organizações musicais e ainda da sociedade europeia. A longo termo, e porque, após os 18 meses o trabalho continuará, o projeto crescerá e por certo novos parceiros se irão associar.

Press Release (pdf)