Teste VIH e Hepatites em toda a região Oeste Norte

Testes de VIH e Hepatites

939

Acompanha CRL. vai promover, em parceria com o Agrupamento dos Centros de Saúde da região Oeste Norte, a Semana do Teste VIH e Hepatites, que decorre de 18 a 25 de novembro.

O objetivo desta iniciativa é consciencializar mais pessoas para o seu estatuto serológico para o VIH e reduzir o número de diagnósticos tardios, tendo como lema “Testar. Tratar. Prevenir”.

Depois de uma intervenção contínua no território de Peniche, e tendo em conta que a intervenção na área do VIH e Sida é considerada, pelo Plano Local de Saúde do triénio 2014/2016, uma área prioritária, a Acompanha irá, pela primeira vez, expandir a iniciativa às comunidades dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Alcobaça e Nazaré.

Esta iniciativa conta com a disponibilização da Unidade Móvel de Saúde da Câmara Municipal de Óbidos, onde qualquer pessoa se poderá deslocar e realizar os rastreios de forma anónima, gratuita e confidencial, no período compreendido entre os dias 18 de novembro e 1 de dezembro.

Os testes serão realizados por técnicos certificados, que com todas as condições de higiene e segurança, retiram umas gotas de sangue do dedo e disponibilizam os resultados em menos de 20 minutos.

Em termos epidemiológicos, segundo os últimos dados disponíveis da Região Oeste Norte (2012), Peniche registou a taxa de incidência cumulativa de 5,3 infeções por VIH por 1000 habitantes, a taxa mais elevada na região, surgindo de seguida Nazaré com 3,5 e Caldas da Rainha 2,4.

Globalmente, os concelhos que compõem o ACES Oeste Norte têm incidências cumulativas de infeção por VIH e de SIDA inferiores à média nacional (3,6), apresentando exceções, como é o caso de Peniche, que ultrapassa largamente a incidência nacional.

O diagnóstico tardio aumenta a morbilidade e risco de mortalidade da pessoa infetada e a probabilidade de transmissão da infeção a outras pessoas.

Vamos testar, para tratar e prevenir!

Cartaz

Horário