Município quer alimentação mais saudável nas escolas

Escolas d’Óbidos

811

O município de Óbidos, com base na sua estratégia de desenvolvimento territorial da Educação, tem investido consistentemente na criação de mais oportunidades de melhoria, formação, desenvolvimento humano e de pensamento crítico nas Escolas d’Óbidos. Também neste pressuposto, o Município de Óbidos sempre procurou criar as melhores condições para que alunos, pais, encarregados de educação, professores, funcionários e restante comunidade educativa pudessem, com o maior conforto e segurança, levar a cabo a missão educativa neste território. Exemplo disto é o investimento material em imóveis de cerca de 25 milhões de euros, desde 2008, criando, em Óbidos, complexos escolares com condições ímpares no território nacional.

A preocupação com infraestruturas representou um investimento que se tem, consistentemente, cimentado com a componente imaterial, através da formação de professores, criação de projetos inovadores, cooperação com alguns dos melhores projetos pedagógicos a nível internacional e afetação de todos os recursos municipais que permitam uma oportunidade de melhoramento do projeto pedagógico. É na componente imaterial, de desenvolvimento pedagógico que o Município procura melhorar e criar.

Outro dos eixos estruturantes, em que o Município sempre procurou estabilidade, tem sido a qualidade da alimentação nas Escolas de Óbidos. Em 2014, mediante a elaboração de um novo caderno de encargos para o fornecimento das refeições nas escolas de Óbidos, foi estabelecido pelo executivo municipal que se não deveria considerar uma estratégia financeira neste assunto, priorizando a quantidade e qualidade das refeições a fornecer aos alunos. Nesta sequência, foi com surpresa que o executivo se apercebeu de alguma insatisfação nesta matéria, registando-se falhas em aspetos que tinham sido indicados como consistente e estruturante prioridade. Neste pressuposto, e mantendo a estratégia e objetivo iniciais de estabelecer uma escola de excelência, o município prepara as seguintes ações de incrementação ao desempenho dos refeitórios escolares:

1. Contratação, a partir de janeiro, de um nutricionista a tempo inteiro para o acompanhamento da alimentação escolar, elaboração de relatórios e construção de planos de ação sólidos e consistentes do ponto de vista prático e científico.

2. Contratação, a partir de janeiro, de um técnico operacional a tempo inteiro para acompanhamento de todo o processo de confeção e serviço dos refeitórios escolares.

3. Abertura dos refeitórios escolares aos encarregados de educação, para que possam analisar e acompanhar a confeção, o serviço e degustar a comida servida nos refeitórios das escolas de Óbidos. As visitas poderão ser feitas por um máximo de dois pais por dia, com aviso prévio de apenas uma hora e meia, para informação à cozinha respetiva.

Press Release (pdf)