Arelho em festa em Honra de Santo André

Arelho

397

Decorre, na localidade do Arelho, Óbidos, de 1 a 4 de dezembro, a festa em Honra de Santo André.

Assim, os festejos começam na quinta-feira, dia 1, feriado, com a chegada da banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense que, a partir das 9 horas, acompanhará os festeiros no peditório pela aldeia. Mais tarde, pelas 14h30, decorrerá a festa religiosa com Missa e seguida de Procissão. O tradicional roteiro às adegas do Arelho tem início às 18h00. A noite de dança será com Silvino Jacinto.

No dia seguinte, o destaque vai para o baile com o grupo musical “Bico D´Obra”. Já no sábado, dia 3, pelas 10h00, no campo sintético da localidade, solteiros e casados defrontam-se num encontro de futebol. A partir das 15h00, acontece outra tradição desta festa: a “prova cega de vinhos da aldeia” com atribuição de prémios. “Os Lord´s” será o conjunto que animará o arraial pela noite fora.

Finalmente, no domingo, dia 4, haverá um almoço convívio, às 13h00, cuja ementa é feijoada. Para o repasto é obrigatório fazer a inscrição. A tarde está reservada para a cultura, com a apresentação do Grupo de Teatro “Fracos mas Teimosos”. Espetáculo marcado para as 16 horas.

Todos os dias haverá alvorada. Serviço de restaurante, a partir das 19h30, nos três primeiros dias da festa.

Atualmente, a aldeia do Arelho realiza duas festas religiosas. A de Santo André, que tem lugar (habitualmente) a 30 de novembro e, tradicionalmente, era organizada por homens casados.

Na primeira segunda-feira de agosto decorre a festa em Honra de Nossa Senhora dos Milagres que, em tempos idos, era organizada pelos solteiros da aldeia.

Organização da Comissão de Festas Santo André 2016 e conta com o apoio, entre outros, do Município de Óbidos e da Empresa Municipal Óbidos Criativa.

Press Release (pdf)