Jovem das Gaeiras apresenta Presépio Animado

Gaeiras

2751

Pela sétima vez, o Presépio Animado volta a estar exposto, na rua de Santo António, n.º 15,na vila de Gaeiras, entre 8 de dezembro e 6 de janeiro de 2017. A obra, com cerca de 20 metros quadrados, é da autoria de Ricardo Roque (26 anos). Uma adega antiga e “figuras” de um rancho folclórico que se movem, são algumas das novidades da edição deste ano.

Cerca de 700 figuras, muitas delas animadas, e de edições anteriores, vão estar numa estrutura de madeira, coberta de musgo natural. O Presépio conta com várias peças iluminadas, a rodar, cascatas com a água a correr, a casa do ferreiro e a da padeira, cujo forno está aceso, entre outras “surpresas”.

A entrada para o espaço do Presépio conta, pela primeira vez, com uma “fachada” decorada: «um castelo medieval, para fazer lembrar Óbidos».

“A preparação do trabalho começou em julho passado, com ajuda de amigos, vizinhos e familiares. Tal como nas edições anteriores, a mostra de presépios, inclui diversas obras de artistas locais, zona Oeste e de Lisboa”, disse o jovem.

Ricardo Roque, que é apaixonado por presépios desde pequeno, adiantou, igualmente, que “várias empresas da região contribuíram com diversos materiais para a construção da obra”.

Aos domingos, os visitantes são brindados com filhós e ginja de Óbidos.

O Presépio será inaugurado no dia 8 de dezembro, pelas 17 horas. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h00, e aos fins-de-semanas e feriados, das 14h30 às 19h00. Entradas livres.

Apoio da Junta de Freguesia das Gaeiras, Município de Óbidos e Óbidos Criativa, E.M.

Press Release (pdf)