“O Melhor Idade foi, é e será uma prioridade para Óbidos”

Assembleia Sénior de Óbidos

1326

De entre as mais de 200 pessoas presentes na Assembleia Sénior de Óbidos, duas tiveram direito a ser presidente da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, por umas horas. Ordem de trabalhos aberta e o assessor Humberto Marques, que até àquela hora era o presidente da Câmara Municipal, “cede” o cargo e explica como se processa uma Assembleia Municipal. Tudo isto aconteceu no passado dia 2 de fevereiro, no Complexo Escolar do Furadouro, onde todos estes seniores tiveram a oportunidade de estar perante o executivo camarário que, ao longo de cerca de duas horas, esteve disponível para acolher as opiniões e sugestões, sobretudo na área da terceira idade.

Humberto Marques aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do programa municipal “Melhor Idade”, que inclui 12 centros de dia e de convívio, espalhados pelo concelho, e avançou com a novidade de um 13.º, a ser dinamizado na localidade da Capeleira. “O Melhor Idade foi, é e será uma prioridade”, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, sublinhado “o reconhecimento do Município pelo legado que os seniores deste concelho deixaram a todos nós”. “Nada pior que perder a nossa identidade”, frisou o autarca, garantindo que a Câmara Municipal de Óbidos “tem investido muito naqueles que já investiram em nós”.

Quanto ao programa Melhor Idade, o presidente da autarquia explicou que “tem tido uma participação muito significativa, com cerca de 400 utentes inscritos e com uma frequência muito regular na ordem dos 360 utentes”. Humberto Marques destacou ainda a participação dos idosos no Desporto Sénior, “com sete turmas e cerca de 240 inscrições”.

Em relação ao acompanhamento social no domicílio, o edil assegurou que houve “um aumento considerável desde 2013”, realçando, acima de tudo, “a disponibilidade dos serviços em fazer este atendimento na própria casa das pessoas”. Uma novidade, em 2016, foi a terapia ocupacional, “que ajudou mais de 60 idosos”, assim como “o apoio psicológico, que começou o ano passado, e que vai manter-se este ano”.

“Do ponto de vista social, nos últimos 4 anos, em todos os programas, o Município de Óbidos investiu cerca de 4 milhões de euros”, revelou Humberto Marques, acrescentando que “esta é uma obra que, muitas vezes não se vê, que é a aposta em cada um de vós”. “Só no Melhor Idade, foram investidos cerca de 530 mil euros”, explicou.

Esta Assembleia Sénior pretendeu dar um forte contributo para a promoção de uma cidadania ativa nesta faixa etária, através da oportunidade de desenvolver o conhecimento, a compreensão, as capacidades, as atitudes e os valores que ajudem a desempenhar um papel ativo na comunidade, a estarem informados e conscientes dos seus direitos, responsabilidades e deveres e a compreender que se pode ter influência e marcar a diferença na respetiva comunidade em que se inserem.

Recorde-se que a primeira Assembleia Sénior realizou-se em 2008, na Casa da Música, em Óbidos, seguindo-se uma segunda edição em 2010, também no auditório municipal. A penúltima assembleia realizou-se em 2014 e aconteceu na Escola Josefa de Óbidos.

Press Release (PDF)