Óbidos apresenta joia gastronómica: o QindÓ

Museu Municipal de Óbidos

1074

No passado domingo, 12 de fevereiro, realizou-se, no Museu Municipal de Óbidos, o lançamento do QindÓ, uma coleção de joias que se comem. QindÓ são DeliDoces de receita familiar, com origem na tradição conventual portuguesa. Sabores diversos, delicados, intensos e exóticos, que despertam um prazer único e irresistível ao degustar.

O lançamento deste delidoce, desta nova joia de Óbidos, foi um momento de homenagem histórica,  gastronómica, um primor à excelência e uma junção bem conseguida entre tradição, inovação e arte.

Aurélia de Matos e Júlio Caldeira, impulsionados e apoiados pelo Espaço Ó e pelo Município de Óbidos, fizeram história e apresentaram um Delidoce que junta a tradição, a história e a narrativa de um lugar. Sendo Óbidos o seu berço, foi apropriadamente batizado de QindÓ, fazendo jus à vila histórica medieval, lugar de riqueza cultural, desde sempre terra de rainhas, joias e prazeres.

Confecionados por Aurélia de Matos e “vestidos” pela chef Laura Figueiras, este foi um momento onde a palavra se juntou com o produto e com a arte de empratar. Lançamento do produto, show cooking e empratamento, que teve direito a sabores da região Oeste, onde a ginja se fundiu com a pera Rocha, o chocolate com a maçã de Alcobaça, vestindo os QindÓ e fazendo autênticas obras de arte para degustar.

O apoio dado pelo Município de Óbidos e Espaço Ó foi de cariz conceptual, abertura à rede de parceiros, possibilidade de utilização de infraestruturas. Este foi um projeto onde se explorou a rede de suporte social do empreendedor e onde se colocaram várias pessoas a pensar e a melhorar um produto que, por si, já era excelência.

O Espaço Ó é um espaço de desenvolvimento comunitário e partilha, que, através do método colaborativo e da criação de redes de suporte social, ajuda as gentes da terra a concretizar e potenciar ideias e projetos,  dando reforço na concretização prática e diminuindo os riscos inerentes a uma nova atividade. O Espaço Ó está aberto a novos projetos, novas ideias e novos desafios.

Press Release (PDF)