Visita às obras de requalificação em A-dos-Negros: “Queremos devolver vida às nossas vilas e aldeias”

884

O executivo municipal de Óbidos visitou, no passado sábado, 18 de fevereiro, as obras que estão a decorrer em toda a freguesia de A-dos-Negros. Ao todo, estão a avançar três empreitadas, duas da responsabilidade da Junta de Freguesia e uma da Câmara Municipal, que vão melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Esta ação acontece no âmbito das celebrações do Feriado Municipal de Óbidos.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Negros, “estamos, neste momento a proceder ao arranjo do largo da igreja e da escadaria”. Heitor da Conceição diz que os trabalhos vão começar “no início de março, prevendo-se que estejam concluídos em 45 dias”. A obra, orçada em cerca de 25 mil euros, terá cerca de 700 metros quadrados de calçada portuguesa, árvores, bancos, mesas e um bebedouro.

O Parque de Lazer, outra obra a construir na freguesia, está localizado junto ao Grupo Desportivo de A-dos-Negros, Jardim-de-Infância e Junta de Freguesia. Terá um custo de 40 mil euros e conta também com o apoio da Câmara Municipal “nos aterros e maquinaria”, revela Heitor da Conceição. Este será um parque com estacionamento, equipamentos de lazer e de fitness, “que gostaríamos de inaugurar no Dia Mundial da Criança”, afirma o autarca, acrescentado que, caso não seja possível, “será inaugurado no Dia da Freguesia, no primeiro domingo de julho”.

Os executivos municipal e de freguesia visitaram ainda a obra do muro de suporte, na estrada principal da localidade, onde ainda vão ser construídos passeios, colocado num novo tapete de alcatrão, nova iluminação pública e enterramento de todos os cabos de comunicações e eletricidade. Esta é uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Óbidos, orçada em 300 mil euros, e que deverá estar pronta durante o Verão.

Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “estas obras são um ensejo da população há muitos anos”. Humberto Marques sublinha que “são obras fundamentais, com apoio do Município de Óbidos e que partem desta política de proximidade que estamos a aprofundar desde o início do mandato”. “Estas parcerias permitem às Juntas de Freguesia terem recursos financeiros para poder investir em equipamentos para as suas populações”, explica o autarca.

Humberto Marques avança que “tudo isto está dentro de uma estratégia maior, que é o de devolver vida às nossas vilas e aldeias”, exemplificando com a criação do Gabinete de Ativação do Território de Óbidos (GATO), que pretende “criar condições, nas nossas aldeias e vilas, para captar a vinda de jovens, uma vez que a nossa população está muito envelhecida e é preciso continuar a contrariar esta tendência”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos garante que “esta estratégia passa pela regeneração urbana como um meio, uma vez que o fim é devolver a qualidade de vidas das comunidades e fixar os jovens”.

Press Release (pdf)