Alunos de Óbidos vencem Parlamento dos Jovens

Escolas de Óbidos

530

No passado dia 20 de fevereiro decorreu, em Leiria, no Teatro Miguel Franco, mais uma Sessão Distrital do programa «Parlamento dos Jovens», direcionado aos alunos dos segundo e terceiro ciclos, sob o tema: «Os jovens e a Constituição – tens uma palavra a dizer». Este programa é promovido pela Assembleia da República e conta já com vinte anos de existência. O projeto de Óbidos foi o vencedor.

Mais uma vez, a Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos foi uma das participantes do distrito (total de 27), contando a sua delegação com os seguintes elementos: três deputados (Margarida Brettes, 7.º B; João Araújo, 9.º C e Juliana Ferreira, 8.º B), quatro alunos da lista vencedora (João Ferreira, 7.º B; Andreia Querido, Bruna Mendonça e Matilde Parreira – 9.º B) e duas professoras acompanhantes. Com o objetivo de incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, os alunos participantes nas diferentes fases do projeto trabalharam, semanalmente, em conjunto com a mediadora Mara Marques e as professoras Carla Soares e Lisete Costa, o Projeto de Recomendação, ou seja, as medidas a serem apresentadas/votadas na Sessão Distrital.

Na Cerimónia de Abertura, a comitiva de Óbidos foi recebida por representantes de diversas instituições parceiras deste programa, nomeadamente o Instituto Português do Desporto e da Cultura, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (Região do Centro) e a Câmara Municipal de Leiria. O representante da Assembleia da República (AR), Pedro Pimpão, eleito pelo círculo de Leiria, depois de responder a um conjunto de perguntas sobre o funcionamento da Assembleia da República e as suas funções enquanto deputado, acompanhou o decorrer dos trabalhos durante toda a manhã.

Após a apresentação e debate de todos os Projetos de Recomendação, seguiu-se a votação na generalidade e o Projeto de Óbidos foi o vencedor. As três medidas apresentadas relacionavam-se com diferentes áreas da Constituição, a saber: imunidade dos deputados, diminuição da abstenção nos atos eleitorais e questões ambientais.

Da parte da tarde, os alunos/deputados reuniram-se em grupos de trabalho, com o intuito de votar o tema a propor para o próximo ano, apresentar aditamentos ao projeto vencedor e eleger os deputados representantes para a sessão nacional, a decorrer em Lisboa, no próximo mês de maio. E foi com os mais nobres princípios do fair play que os deputados de Óbidos viram outros a ser eleitos para defenderem as suas ideias. É a Democracia a funcionar e, em Democracia, a maioria vence. Para o ano há mais!