Festival Internacional de chocolate: Lançamento do Pastel D’Óbidos

10 de Março de 2017 | 17h00 | Palco Showcooking

818

A criação dos Pastéis D’Óbidos surgiu do convite feito pela Junta de Freguesia da Amoreira para a participação dos alunos do curso profissional de cozinha/pastelaria da Escola Josefa D’Óbidos no Festival da Ginja, que se realiza naquela localidade do concelho de Óbidos.

Neste contexto, a criação e desenvolvimento de produtos de pastelaria com base em Ginja, quer com o fruto, quer com o licor, surgiu como a melhor maneira de demonstrar as capacidades dos alunos, aliada a um dos símbolos da doçaria Portuguesa: o Pastel de Nata. Fruto de várias tentativas, surgiu um produto bastante apreciado pelos frequentadores do festival.

Na continuidade do trabalho realizado, procederam-se a melhorias de produto para produção em massa e comercialização até à receita final. Assim, surgiu o Pastel D’Óbidos, uma criação do Laboratório de Gastronomia da Escola EB23 Josefa de Óbidos, envolvendo a comunidade escolar na divulgação das raízes, tradições e património gastronómico, em clara inovação de técnicas.

Em especial para o Festival de Chocolate foi criada uma versão com chocolate que fará justiça à Vila de Óbidos e ao seu mais doce evento.