O Município de Óbidos participa pela primeira vez na bienal da Art’Oeste, que se realiza de 13 a 24 de setembro, e visa o fomento e divulgação das Artes Plásticas e dos artistas que nela participam. Baseia-se num circuito de exposições por vários concelhos da Região Oeste podendo ser alargada a outras regiões do País.
A volta de mostras e itinerários turísticos que integram a Art’Oeste 2017, realizam-se por quatro municípios da Região Oeste (Óbidos, Caldas da Rainha, Alenquer e Bombarral) terminando em Lisboa.
A organização, a cargo da Cultartis – Associação para a Cultura das Artes e Costa Verde e Prata/Silver and Green Coast, manteve o princípio de associar as exposições a outros eventos promovidos pelos municípios participantes e vai ter, agregado a cada uma das inaugurações, um programa lúdico/cultural mais atrativo visando uma simbiose entre arte e turismo.
O evento lúdico, com um programa variado, conta com a participação de 30 artistas, tem o apoio do Turismo do Centro de Portugal e da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste. Vai estar patente em 5 municípios.
Programa em Óbidos:
13 de maio
• 13h00 – Almoço no Restaurante “Muralhas” na Vila de Óbidos;
• 15h15 – Conversas Informais – Auditório Municipal Casa da Música
Mesa redonda onde a organização, os artistas e a Câmara Municipal de Óbidos se juntam para apresentarem e debaterem a Art’Oeste 2017;
• 17h00 – Vernissage da exposição: “Oeste: Terra de Vinhedos e de Mar” – Auditório Municipal Casa da Música (a mostra está patente até 28 de maio inclusive);
• 19h00 – Beberete oferecido pela organização;
Entradas Livres.
No mesmo dia, pelas 09h45, tem início uma visita guiada, com partida na Praia de Porto Novo, onde desagua o Rio Alcabrichel, no concelho de Torres Vedras, pelas areias das praias, observar os afloramentos rochosos da região, contar a história geológica da região, relacionar a litologia com a presença de aquíferos e sua influência na origem das águas minerais aí existentes. Percurso a pé, com paragens, ao longo de cerca de 5 quilómetros de distância e aproximadamente 02h30 de duração. A visita será guiada por Eunice Carriço, professora de geologia. Depois da visita guiada, os participantes dirigem-se para Óbidos.
Concurso:
As obras serão sujeitas à apreciação de um júri composto pelos artistas participantes que atribuirão os prémios do evento através de votação. As mais votadas serão galardoadas com os seguintes prémios:
• 1º Prémio – Art’Oeste 2017 Ouro
• 2º Prémio – Art’Oeste 2017 Prata
• 3º Prémio – Art’Oeste 2017 Bronze
Os troféus serão constituídos por peças cerâmicas de autor.
A inscrição na Art’Oeste 2017 é obrigatória através do sítio da internet:
https://goo.gl/forms/erDEFYCE3e2vI6f32.
Número mínimo de participantes para a sua realização: 10 pessoas.
Informações:
E-mail: costaverdeeprata@gmail.com ou artoeste2015@gmail.com
Por mensagem privada: facebook.com/costaverdeeprata
– Cartaz