Jornadas de Arqueologia celebram estudo com 150 anos sobre as Grutas das Cesaredas

26 de Novembro de 2017, em Óbidos

2284

O Município de Óbidos, através do Serviço de Arqueologia, está a organizar, dia 26 de Novembro, na Livraria da Adega – Espaço Ó, as Jornadas de Arqueologia para comemorar os 150 anos da publicação de Nery Delgado, com o título “Da Existência do Homem no Nosso Solo em Tempos Mui Remotos Provada pelo Estudo das Cavernas. Notícia ácerca das Grutas da Cesareda”, a qual incidiu sobre uma das primeiras escavações arqueológicas em contexto de gruta na Península Ibérica.

Estas Jornadas de Arqueologia visam comemorar os 150 anos dos primeiros estudos arqueológicos publicados sobre o concelho de Óbidos, mediante a evocação do legado científico e do pioneirismo de Nery Delgado nas áreas da geologia e da arqueologia. Contarão com a presença de especialistas conhecedores do seu trabalho, como a Professora Doutora Ana Carneiro, o Professor Doutor José Tomás de Oliveira e o Professor Doutor Miguel Ramalho para a área de geologia, o Espeleólogo João Figueiredo na respectiva área, e o Professor Doutor João Zilhão e o Professor Doutor João Luís Cardoso para a área de arqueologia. Na ocasião será apresentada a localização exacta da Lapa Furada e da Cova da Moura, que se havia perdido com o passar do tempo, e um fragmento de placa de xisto com cerca de cinco mil anos, que foi recentemente encontrado na Casa da Moura.

Joaquim Filipe Nery da Encarnação Delgado foi um engenheiro militar, geólogo e arqueólogo do séc. XIX, que deixou um rico legado científico, englobando variadas áreas como a cartografia geológica, a estratigrafia, a paleontologia, a arqueologia pré-histórica, a paleoantropologia ou a geologia aplicada. Com base num rigoroso trabalho de campo, a produção científica de Nery Delgado mereceu reconhecimento imediato, continuou atual durante largas décadas e constitui, ainda hoje, uma referência em determinadas áreas.

No estudo sobre as Grutas da Cesareda, Nery Delgado publicou os resultados das escavações arqueológicas por ele dirigidas em três grutas do Planalto das Cesaredas, designadas como Casa da Moura, Lapa Furada e Cova da Moura. Mereceu particular desenvolvimento a Casa da Moura, devido aos importantes vestígios de ocupação humana do Paleolítico Superior, do Neolítico e do Calcolítico, com mais de dois milhares de peças encontradas. Os materiais recolhidos conservam-se atualmente no Museu Geológico e no Museu Nacional de Arqueologia.

A realização do encontro será no próximo dia 26 de Novembro (Domingo) em Óbidos. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia devido à disponibilidade de lugares. Para informação mais detalhada, visite a página http://www.cm-obidos.pt/jornadas-arqueologia.

Cartaz
Programa (pdf)
Press Release (pdf)