Maria Joaquina Gomes, residente no concelho das Caldas da Rainha, ofereceu aos Bombeiros de Óbidos (BVO) uma ambulância, pelo facto de ter usufruído, durante um período significativo, do serviço de transporte de doentes entre a sua residência e o Centro de Hemodiálise, situado na freguesia de Gaeiras.
Segundo uma nota dos BVO, “Maria Gomes quis amavelmente formalizar em géneros, um agradecimento pelos serviços que lhe prestamos, através da oferta de uma ambulância, que este Corpo de Bombeiros considera mais necessária e pertinente, não impondo qualquer limitação orçamental”.
Quando foi iniciado o processo de aquisição da “viatura”, os BVO apresentaram algumas soluções a Maria Gomes, justificando “a necessidade de adquirir uma ambulância com características físicas e técnicas que permitisse o acesso da mesma aos centros históricos do concelho de Óbidos, e em particular ao interior das muralhas da vila, permitindo, assim, substituir a atual, que apresenta essas particularidades, mas tem cerca de 25 anos de serviço”.
Esta utente, para além de oferecer o veículo que mais era favorável aos bombeiros, fez questão de oferecer, igualmente, todos os equipamentos e materiais que uma ambulância de socorro legalmente carece.
Assim, a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos (AHBVCO), como reconhecimento pelo “nobre e prestigiante ato de benevolência” prestado por Maria Joaquina Gomes, atribuiu-lhe a distinção de sócia benemérita.
A cerimónia decorreu no passado dia 8 de Novembro, perante a presença de todos os representantes das juntas de freguesia do concelho de Óbidos, Comandante da GNR de Óbidos, Chefe dos Escuteiros de Óbidos, Delegada de Saúde de Óbidos, Bombeiros e Câmara Municipal de Óbidos.