“São peças únicas, resultado de muita criatividade e inovação”

11.ª Grande Exposição de Presépios das Gaeiras

1585

Foi inaugurada, no passado dia 8 de Dezembro, a 11.ª Grande Exposição de Presépios das Gaeiras. Ao todo, são cerca de 1800 presépios de 90 artistas, numa mostra organizada pela Junta de Freguesia e que se prolonga até 30 de Dezembro, no Convento de São Miguel, naquela localidade do concelho de Óbidos.

Na cerimónia de abertura, o presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras garantiu que “esta é uma das maiores exposições de presépios do País”. Luís do Coito assegurou que “há um conjunto de peças magníficas”, sendo, na sua opinião, “a melhor exposição de sempre”. “Tudo isto é fruto de muito trabalho e, por isso, quero dar uma palavra de agradecimento a todos os que trabalharam connosco”, sublinhou.

Uma ideia partilhada por Humberto Marques que também confirma que “esta a exposição, para além de ser a maior do País, é uma marca cada vez mais consolidada”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos faz, por isso, “um convite a todos para poderem desfrutar de peças únicas, resultado de muita criatividade e inovação”.

Nesta 11ª Grande Exposição de Presépios foram anunciadas algumas novidades, nomeadamente um presépio dedicado às vítimas dos incêndios em Portugal, com uma mensagem de esperança para as famílias afetadas. Estão expostas, igualmente, peças de artesãos de Córdoba, Espanha. Para enriquecer a iniciativa foram convidadas, para participar nesta mostra, várias entidades, entre centros de formação profissional, escolas e o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor.

Alguns dos exemplares a apresentar têm um tamanho fora do “comum”, principalmente os presépios em escultura de madeira.

A Grande Exposição de Presépios está patente ao público até 30 de Dezembro, no Convento de São Miguel, das 14h30 às 18h00.

Galeria de fotos